106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) divulgou novidade para o produtor da pecuária. A nova cultivar de Brachiaria Ruziziensis é usada na integração da lavoura-pecuária, permitindo mais produção de forragem, e é a que mais se adequa à região Oeste do Paraná, segundo Haroldo Queiroz, difusor de tecnologia da Embrapa.
"Com a Ruziziensis nova é possível ter mais uma opção de pastejo no inverno... ela produz cerca de 25% a mais de forragem ou de material para palhada, e quando usado para forragem, esse material, além de ser mais produtivo, tem 30% a mais de folhas, o que permite um desempenho animal superior na produção de leite ou de carne."
Alexandre Brighenti, pesquisador da Empraba, defende outra vantagem na produção da nova cultivar.
“A Ruziziensis é mais sensível a herbicidas, demandando doses mais baixas na dessecação pré-semeadura de cultivos em sistemas de plantio direto.”
No site da Embrapa, é possível verificar diversas soluções em cultivares para orientar o produtor, permitindo o acesso à informação e aumentando a rentabilidade com baixo custo, agregando tecnologia à produtividade.
Fonte: Costa Oeste News