A experiência do programa Coleta Seletiva de Santa Terezinha de Itaipu, implantado pela administração municipal a partir de 2014, foi compartilhada nesta semana com pelo menos seis municípios da região Oeste.
Catadores de materiais recicláveis das cidades de Vera Cruz do Oeste, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa e Pato Bragado, conheceram o Centro de Triagem da Acaresti (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu), onde é processado todo o material reciclável coletado na cidade.
A iniciativa do intercâmbio parte da Itaipu Binacional, importante parceira dos municípios da BP3 (Bacia do Paraná 3) no desenvolvimento de projetos voltados ao meio ambiente.
???Estamos incentivando a troca de conhecimento e de experiências, proporcionando um aprendizado valioso a cada grupo visitante, pois Santa Terezinha tem um bom trabalho na gestão dos resíduos sólidos, com cerca de 70% do material reciclável gerado na cidade sendo processado pela associação dos catadores. Em nível de estado e até mesmo de país é um índice muito alto. A expectativa é que eles aproveitem esse momento e saiam motivados para se fortalecerem em seus municípios como associação, como cooperativa, e procurem melhorar a qualidade do trabalho e a rentabilidade de cada catador???, explicou Lorivan Webber, gestor do projeto Coleta Solidária desenvolvido pela usina hidrelétrica através do programa Cultivando Água Boa.
Para o prefeito de Vera Cruz do Oeste, Eldon Anschau, que acompanhou os catadores do seu município durante a visita, a qualificação dos catadores é muito importante, e o intercâmbio com a cidade de Santa Terezinha possibilita um aprendizado novo. ???Essa troca de experiência é importante. Eu saio daqui mais enriquecido no conhecimento sobre a gestão dos materiais recicláveis, impressionado com a evolução conquistada por Santa Terezinha, que está de parabéns???, frisou.
???Itaipu é uma grande parceira, que está fomentando essa troca de experiência entre os técnicos que atuam na área de resíduos sólidos e também com os catadores dos municípios da região. Isso é muito importante, pois ao mesmo tempo que a gente destaca os pontos positivos do nosso modelo de coleta seletiva, também aprendemos com os grupos visitantes, é uma troca muito válida???, enfatizou Paulo Squinzani, o diretor de meio ambiente da prefeitura de Santa Terezinha e responsável pela gestão do programa Coleta Seletiva do município.
Além do intercâmbio de conhecimento na central de triagem de materiais recicláveis de Santa Terezinha, a Itaipu Binacional proporcionou aos visitantes um passeio na hidrelétrica e nas Cataratas do Iguaçu.
Fonte: Assessoria de Imprensa