Com Paulo Mac Donald (PDT) fora do cenário político iguaçuense, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve começar a organizar o calendário para as novas eleições no município.
Depois do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu a candidatura do ex-prefeito em última instância na noite desta terça-feira (13), a Justiça Eleitoral em Curitiba será notificada sobre a decisão nos próximos dias.
A partir daí, o órgão definirá um cronograma para execução do novo pleito. "?? uma eleição completamente nova, como qualquer outra. Poderão concorrer os mesmo candidatos deste ano, exceto o que teve a candidatura indeferida, e novos nomes", explicou o juiz Marcos Antonio Frazon, da 46ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu.
Ainda conforme ele, não há um prazo para que o processo aconteça. No entanto, uma portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta para datas de eleições suplementares, ou seja, há 12 opções, de janeiro a dezembro do próximo ano. São elas: 15 de janeiro, 5 de fevereiro, 12 de março, 2 de abril, 7 de maio, 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 1º de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro.
Enquanto os detalhes não são definidos, assume a administração da Prefeitura o próximo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, a ser escolhido no dia 1º de janeiro de 2017.
Fonte: Massa News