O Município de Santa Terezinha de Itaipu paga nesta sexta-feira (16), a segunda parcela do 13.º Salário aos servidores estatutários, celetistas, comissionados, aposentados e pensionistas, totalizando 897 (oitocentos e noventa e sete) funcionários.
O prefeito Cláudio Eberhard, destacou que ???o Município tem efetuado os pagamentos em dia, o que beneficia os servidores, ajuda o comércio local e aquece a economia???.
Segundo a diretora do Departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Maria Moro Guelere, por lei a segunda parcela do 13º pode ser paga até o dia 20 de dezembro e mesmo com a crise existente no País, a administração municipal mantém o compromisso e suas responsabilidades junto ao servidor público do município. ???Isso foi possível graças à política de resultados gestionada pelo prefeito Cláudio Eberhard???.
Maria destaca ainda que o valor total corresponde a aproximadamente R$ 700 mil (setecentos mil Reais) que permitirá que a renda circule dentro do comércio local, fomentando a economia do município. A primeira parcela foi paga ainda no mês de agosto.
Crise
De oito a dez cidades da região, uma das mais prósperas do Paraná e do Brasil, terão dificuldades de honrar todos os seus compromissos neste fim de ano. ???Essa é a pior crise que os municípios enfrentam em mais de duas décadas???, diz o presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e prefeito de Tupãssi, José Carlos Mariussi, o Cal. ???Por isso, pelo acompanhamento que estamos fazendo pela entidade, é possível dizer sem saber ainda quais, pelo menos uma dezena fecharão o exercício de 2016 no vermelho???.
As dificuldades econômicas de um ano duro são sentidas em todo o Estado. O presidente da AMP (prefeito de Santo Antonio do Sudoeste) Ricardo Ortina diz muitas das 399 prefeituras não conseguirão pagar o 13º. Ortina afirma que, mesmo com os valores recebidos pelos municípios referentes a repatriação de recursos, as prefeituras enfrentarão dificuldades para honrar seus compromissos financeiros neste fim de mandato dos atuais prefeitos.
Fonte: Assessoria de Imprensa