As últimas três vagas da Copa Libertadores de 2017 foram preenchidas neste final de semana por clubes da Colômbia, Chile e Paraguai. A classificação mais curiosa foi a do Junior Barranquilla, que foi ajudado pelo Santa Fe - já classificado - que venceu o Tolima nesse domingo por 1 a 0 e conquistou o Campeonato Colombiano. Com o resultado, o Junior garantiu passagem para segunda fase preliminar, antes da etapa de grupos.
Nesse sábado, o Unión Espanõla conquistou a classificação ao vencer o O'Higgins nos pênaltis em decisão válida pelo Campeonato Chileno. O resultado colocou o Unión na segunda fase preliminar.
Pelo Paraguai, a surpresa foi a chegada do Deportivo Capiatá à Libertadores. A equipe, fundada em 2008, venceu o Sol América por 3 a 0 e ficou com um ponto a mais do que o tradicional Cerro Porteño. Dessa forma, o time novato conseguiu a classificação para a primeira fase preliminar.
O sorteio de grupos e dos confrontos preliminares ocorrerá nesta quarta-feira, em Luque, no Paraguai. A competição será disputada por 47 equipes e oito clubes são brasileiros. O Grêmio, como campeão da Copa do Brasil, se classificou diretamente para a fase de grupos.
Fonte: Correio do Povo