Depois de enfrentar cerca de 04 anos de burocracia, finalmente foram assinados os alvarás de construção das 96 casas populares previstas para a Sede do Município. Foram cumpridas todas as exigências feitas pela Caixa Econômica Federal e Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e agora a expectativa é grande para o início dessas obras.
A área foi adquirida pelo município, a licitação da empresa que vai executar a obra foi feita, as inscrições também e agora o alvará de construção assinado, ou seja, a empresa está apta a iniciar as obras, aguardando a liberação oficial por parte da Caixa e Cohapar.
O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, disse estar satisfeito em poder assinar esses alvarás antes de concluir seu mandato. ???Nossa expectativa é que isso tivesse acontecido no ano passado e esses alvarás significam muito, pois é um anseio dos futuros mutuários. Acredito que não vá acontecer agora nos últimos dias do ano, mas no início de 2017 a empresa deve estar construindo as casas???, explica.
De acordo com os representantes da empresa vencedora da licitação a obra deve ser muito rápida. Porém o Prefeito Ferrari lamenta a situação da política nacional. ???Nem tudo que almejamos acontece do jeito que esperávamos e essas situações da política nacional tem atrapalhado bastante???, justifica.
Procedimentos posteriores
De acordo com informações do Prefeito Ferrari, aquelas pessoas que fizeram a inscrição para concorrer às casas devem aguardar, pois a Caixa Econômica Federal vai comunicar o município e fazer a classificação, verificando as pessoas que estão aptas.
Primeiro verificando se a documentação está em dia, analisando a questão de renda pessoal e familiar e baseado nisso será feito o contrato. ???Antes mesmo de iniciar as obras esses contratos serão assinados e a empresa vencedora da licitação, juntamente com a Caixa Econômica e o município, vão chamar essas pessoas???, declara o prefeito de Missal.
Conjunto Habitacional Portão do Ocoí
Além dessas 96 casas no centro, está em andamento o processo do conjunto habitacional no Distrito do Portão do Ocoí, que corresponde a 42 moradias. Inclusive, o processo iniciou antes que esse das moradias do centro. ???Poderia ter assinado os alvarás das moradias do Portão do Ocoí junto com essas que assinei, mas houve um impasse???, comenta Ferrari.
Segundo o Prefeito, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) foi comunicado pra dar um parecer da viabilidade e concordância com o local onde serão construídas as casas no Distrito. ???Todos os órgãos liberaram o local e agora no final a Caixa solicitou da Cohapar que o DER enviasse uma autorização por escrito, o que não ocorreu???, esclarece.
Ferrari acrescenta que o acesso não é pela rodovia, como afirma o DER, portanto não compete ao órgão essa situação. ???O acesso aos futuros mutuários será pela Rua Segundo Mognol, portanto já solicitamos ao DER uma posição sobre não concordar que aquela saída seja na PR???, questiona. ???Nossa expectativa é que nos próximos dias essa situação seja resolvida para também assinar os alvarás de construção das casas no Portão???, exclama.
Fonte: Assessoria de Imprensa