Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Polícia Ambiental divulga relatório de apreensões do fim de semana nas regiões Oeste e Sudoeste

  • 18/01/2016
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa Polícia Ambiental
Polícia Ambiental divulga relatório de apreensões do fim de semana nas regiões Oeste e Sudoeste
Nesse último final de semana, a 5ª Companhia de Polícia Ambiental, sediada em Foz do Iguaçu, com atuação em 97 cidades da região Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, realizou diversas ações de fiscalização ambiental, resultando em diversas prisões e apreensões.

Sexta-feira (15)

Uma equipe realizou vistoria a um estabelecimento comercial que era utilizado como depósito de sucatas de baterias armazenadas de forma irregular, ocasionando vazamento de resíduos sólidos altamente contaminantes, nocivos ao Meio Ambiente e à saúde humana. 

Em sua composição havia, entre outros, chumbo e ácido de bateria. Como ficou evidente o vazamento do ácido em piso bruto não impermeabilizado, poderia vir a atingir as galerias de águas pluviais, e até mesmo o lençol freático, incorrendo na lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), e, ainda, ferindo o disposto na Resolução do Conama n.º 401, em seu artigo 22. 

No total foram apreendidas 1770 (um mil setecentos e setenta) baterias, e uma pessoa foi presa.

Nesse mesmo dia, de noite, uma equipe em Santa Helena, ao realizar patrulhamento nos entornos do Refúgio Biológico Bela Vista deparou-se às margens do Rio Paraná com 85 metros de rede com 15 Kg de peixes nativos já em estado de putrefação. O material foi apreendido e ninguém foi preso.

Sábado (16)

No dia seguinte, a equipe policial ambiental ao realizar patrulhamento de rotina às margens do Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, visualizou 5 (cinco) pessoas em atitudes suspeitas próximas à barranca. 

No momento da abordagem, elas fugiram, mas 4 (quatro) foram capturadas. Com elas, além de 39 peixes nativos e uma rede de 15 metros, foi apreendida uma pistola calibre .380 com munição paraguaia.

Domingo (17)

Na manhã de domingo (17), no município de Clevelândia, equipe policial ambiental atendeu denúncia de pesca predatória no Rio Chopin, zona rural. Lá foi localizado um acampamento de pescadores, onde havia 7 (sete) pessoas. 

Ao perceberem a presença policial, duas pessoas conseguiram se evadir, mas 5 foram presas na hora. Estavam de posse de 120 metros de rede de pesca, 28 Kg de peixes nativos, 7 aves nativas abatidas e, ainda, duas armas de fogo, calibre .16 e .28, com cartuchos intactos e outros deflagrados, alguns de origem estrangeira. 

Ainda, em vistoria a um dos veículos, uma motocicleta constatou-se estar com numeração de chassi adulterada, podendo ter sido objeto de roubo. Dos cinco, um era menor. Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia.

Na tarde de domingo, equipe policial ambiental realizou a apreensão de peixes nativos e materiais de pesca no Canal da Piracema, no refúgio biológico de Itaipu. Seguranças da Binacional visualizaram três pessoas com esses objetos, sendo que ao perceberem a vigilância fugiram do local, no momento em que a PM foi acionada.

Algumas horas depois, na madrugada de domingo para segunda, agentes de segurança da Itaipu Binacional contataram a Polícia Ambiental informando acerca de três pessoas que estariam pescando no interior do Refúgio Biológico Bela Vista, no Canal da Piracema. A Polícia Ambiental foi ao local e dessa vez obteve êxito ao abordá-los, dando voz de Prisão aos três. Com eles havia peixes nativos e materiais de pesca. Foram conduzidos à Delegacia de Polícia.

Além dessas ocorrências, nesse final de semana houve uma fiscalização em uma grande área de mata nativa desmatada no município de Coronel Domingos Soares. 

São 60 mil m² de vegetação nativa na linha Cacumbangue, em Coronel Domingos Soares, o que equivale a 15 campos de futebol. Do total, 20 mil m² estavam no interior de uma área de preservação permanente. Foi constatada a derrubada de 30 araucárias (pinheiro). 

A abordagem decorreu de patrulhamento aéreo realizado anteriormente, com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), por meio do qual foi visualizada a área desmatada, e assim, policiais por terra realizaram a abordagem, constatando o ilícito e realizando a condução do proprietário da área à Delegacia de Polícia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Polícia Ambiental

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557