Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dublador do 'Pateta' morre no Rio aos 93 anos

  • 11/01/2017
  • Foto(s): Reprodução/Casa da Dublagem e Reprodução/Walt Disney
Dublador do 'Pateta' morre no Rio aos 93 anos
Morreu na madrugada desta segunda-feira (9) o ator e dublador Telmo Perle Münch, conhecido como Telmo de Avelar. Intérprete de personagens como o Pateta, da Disney, ele tinha 93 anos e estava internado desde sexta-feira (6) na Coordenação de Emergência Regional, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Segundo a assessoria do Retiro dos Artistas, onde Telmo morava, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Até a última atualização desta reportagem, não havia definição sobre o enterro. Ele deixa uma filha.

Telmo nasceu em 2 de outubro de 1923 em Curitiba, no Paraná. Foi um dos pioneiros da dublagem no país e ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta nos anos 1970 e 1980 e por interpretar o professor Ludovico Von Pato, também da Disney.

Foi ainda o primeiro narrador do desenho "Super-Amigos", deu voz ao Senhor Olivaras, em "Harry Potter e a pedra filosofal" e a Charlie Chan na série dos anos 1970.

Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados como "A Família Dinossauro" e "Planeta dos Macacos". "Tiveram sucesso de repercussão fora do comum", lembrou Telmo em entrevista ao site "Radiofobia".

Como ator, foi o técnico de futebol Fausto Paiva, em "Irmãos Coragem". Na novela "Pai herói", em 1979, foi o delegado Sandoval.

Segundo o site Casa da Dublagem, ele teve uma infância pobre e, aos 14 anos, começou a carreira artística em um grupo de teatro amador. Anos mais tarde, já morando em São Paulo, começou a trabalhar em rádio, mas seguia vivendo com dificuldade financeira. Decidiu então, ainda de acordo com o site, ir para o Rio de Janeiro, onde começou a fazer pequenos trabalhos em rádios até ter sua carreira consolidada.

A morte de Telmo causou comoção entre dubladores. "Hoje a voz se calou. O legado está aí. Se a Disney conquistou o público brasileiro, muito deve a este homem. Vá...", postou no Twitter Christiano Torreão, que dá voz a Leonardo DiCaprio, entre muitos outros.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557