A Polícia Militar de São Miguel do Iguaçu divulgou um balanço referente aos trabalhos realizados no ano de 2016, sendo que o levantamento apontou um resultado positivo, com diminuição de registros de alguns crimes e aumento de prisões e apreensões.
Por exemplo: no último ano houve redução de 50% nos crimes de homicídio, sendo registradas 4 mortes em São Miguel do Iguaçu, contra 8 em 2015.
Essa redução é também um reflexo do aumento de apreensões de armas de fogo, que subiram 144%. No último ano, 16 armas foram retiradas de circulação, sendo que no ano anterior foram 7. Outro fator que também contribuiu nessa redução de mortes foi o número de prisões por porte ilegal de arma de fogo que totalizaram 13, um aumento de 44%.
Além disso, foi registrado um aumento de 400% nas prisões por tráfico de drogas, sendo presas 11 pessoas por este crime em 2016.
Em relação ao trânsito, acidentes com vítimas tiveram uma redução de 10%. 55 acidentes foram registrados pela Polícia Militar no município.
Ainda, foram realizadas 791 notificações de trânsito, que representam 59% a mais do que 2015.
Também no ano de 2016, a Polícia Militar de São Miguel do Iguaçu recuperou 49 veículos com queixa de furto/roubo, sendo 44 automóveis e 5 motocicletas e registrou 34 furtos/roubos de carros e 5 furtos/roubos de motos.
A grande maioria das situações registradas com veículos é roubo, crime cometido principalmente ao longo da BR-277, área que não é de competência da Polícia Militar, porém os casos foram registrados no Destacamento do município.
Ao longo de todo o ano de 2016, 3400 pessoas e aproximadamente1600 veículos foram abordadas, resultado em cumprimento de mandados de prisão, prisões e também apreensões.
O crime que teve a menor taxa de diminuição de registros foi o roubo, já que foram registrados 98 casos, um a menos que no ano anterior.
O único crime que apresenta dado negativo é o furto, que no último ano teve um aumento de 50%, sendo registrados 211 casos no município ao longo de 2016.
O comando da Polícia Militar acredita que esse aumento se deve a crise que assolou o país, pois, grande parte dos presos por esse crime relatou que trabalhava com contrabando e descaminho, sendo que a crise fez com que o trabalho diminuísse e consequentemente a arrecadação de renda, fazendo com que eles cometessem os furtos.
Inclusive, esse crime é um dos mais difíceis de serem evitados pela polícia, pois os ladrões atuam na maioria das vezes a noite ou de madrugada, e mesmo se a viatura passar em frente ao local do crime, o meliante consegue facilmente se esconder dos policiais e depois cometer o furto.
Para amenizar os registros desse tipo de crime, as viaturas da Polícia Militar intensificaram fiscalização em locais de maior incidência e os resultados já são positivos, com significativa redução de furtos nas últimas semanas.
Para diminuir ainda mais os casos e até mesmo prender os autores, a Polícia Militar pede o apoio de toda a população para que auxilie nos trabalhos de segurança. Principalmente nessa época de férias e viagens, onde as pessoas costumam a deixar as residências sem ninguém para cuidar, o que pode facilitar no cometimento de furtos.
Por isso, é importante que não só agora, mas em todo o ano, os vizinhos se ajudem em uma espécie de vizinhança vigilada, em que as pessoas ajudem a cuidar, além de sua residência, também a adjacente, e caso aviste alguma movimentação estranha, imediatamente acione a Polícia Militar que pode vir a evitar o crime.
E para um ano de 2017 com números ainda mais positivos, e uma maior tranquilidade para a população são-miguelense, o comando da Polícia Militar informa que diversas operações estão sendo preparadas e serão executadas a fim de inibir e coibir crimes.
Fonte: Guia SMI