Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereadores de Foz do Iguaçu presos tomarão posse na quarta, diz Câmara

  • 16/01/2017
  • Foto(s): G1
Vereadores de Foz do Iguaçu presos tomarão posse na quarta, diz Câmara
Os cinco vereadores de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, reeleitos e que estão presos desde dezembro de 2016 tomarão posse na quarta-feira (18) às 10h, informou a Câmara Municipal. A data, horário e local foram anunciados nesta segunda-feira (16) pelo presidente interino da Casa, Rogério Quadros, após determinação judicial.

Quadros não informou, no entanto, se a sessão solene será aberta ao público. O esquema de segurança ficará a cargos das polícias Federal e Militar e da Guarda Municipal, já que os parlamentares estão presos, um deles no Batalhão da Polícia Militar, e quatro na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 1 (PEF 1), e precisarão ser escoltados até o prédio do Legislativo.

As liminares para a posse de Anice Gazzaoui (PTN) e Rudinei de Moura (PEN) foram publicadas na sexta-feira (13) pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública. Já as que beneficiam Darci Siqueira ???DRM??? (PTN), Edílio Dall???Agnol (PSC) e Luiz Queiroga (DEM), no domingo (15).

Os cinco parlamentares foram presos preventivamente no dia 15 de dezembro de 2016 ??? um dia após a diplomação -, durante a 5ª fase da Operação Pecúlio, que investiga a prática de crimes contra a administração pública na Prefeitura de Foz. A operação foi deflagrada pela Polícia Federal.

Na última decisão, o juiz substituto Alessandro Motter ressalta que ???conquanto o Juízo compreenda a irresignação de parte da população em relação à posse dos candidatos eleitos que estão presos, situação em que se enquadra os impetrantes, deve-se esclarecer, mais uma vez, que não é o Poder Judiciário que está legitimando a posse dos impetrantes por esta decisão. A posse foi legitimada pelo voto dos eleitores dos impetrantes, que nas últimas eleições votaram neles e, com isso, confiaram-lhes o mandato de vereador???.

A vereadora Anice Gazzaoui chegou a fazer o juramento e assinar o termo de posse na quarta-feria (11). No entanto, o presidente interino da Casa, o vereador Rogério Quadros (PTN), invalidou o ato, pois ele não estava presente na ocasião.

Com a anulação da posse, a vereadora eleita recorreu à Justiça. O juiz considerou a fundamentação de Quadros para anular a posse. No entanto, disse que ele deveria garantir as condições ideias para que a vereadora eleita pudesse assumir o cargo sem que houvesse espaço para novos questionamentos. Na sexta, o magistrado deu prazo de 48 horas para que fosse marcada a data e hora da posse.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557