Comer gelatina é algo que fazemos mais como um capricho ou gosto ocasional do que como parte importante de nossa dieta. Entretanto, hoje queremos revelar os benefícios que ela traz para a saúde.
?? provável que você não saiba que a gelatina é uma parte importante das marmeladas, dos sorvetes, alguns iogurtes, balas de goma, os marshmallow e alguns tipos de molhos.
Se falarmos de outras aplicações, também poderá encontrá-la como parte de alguns cosméticos e produtos farmacêuticos.
Controla seu peso
Comer gelatina faz com que aumente a produção do hormônio do crescimento. Por sua vez, estimula seu metabolismo mediante nutrientes e aminoácidos.
Seu conteúdo de fibras e proteínas ajuda com que se sinta mais saciado e elimina o desejo por alimentos doces. Isso é genial, porque você só come o que seu corpo necessita.
Muitos nutricionistas a recomendam como substituta dos doces. Se você quiser variar, prove criar figuras com moldes para chocolate ou fazer novas versões de suas sobremesas preferidas.
Acelera a cura das feridas
Como você sabe, as proteínas são parte importante do processo de cicatrização de uma ferida. Além disso, há um aminoácido chamado glicina que está diretamente ligado com a redução da inflamação.
Ao comer gelatina seu organismo recebe uma boa dose de glicina e proteínas, o que ajuda a criar uma nova pele e a cicatrização é mais rápida.
Unhas, cabelo, pele e dentes mais saudáveis
Ninguém pode negar que no mundo atual estamos em constante busca de opiniões para ter um cabelo, pele, unhas e dentes mais saudáveis. Você sabe o que eles têm em comum? A queratina.
Certamente você já viu uma infinidade de produtos que dizem conter altos níveis de queratina, mas a grande maioria custa uma fortuna.
Se você não tiver como gastar tanto, ou quiser alguma opção que também seja deliciosa, é o momento de comer gelatina, pois ela contém altos níveis de queratina.
Melhora a saúde dos ossos e articulações
As proteínas que se encontram na gelatina, junto com o selênio, fósforo e cobre, ajudam para que os ossos se mantenham fortes e aumentam a densidade mineral óssea do corpo.
Isto faz com que a osteoporose tarde em aparecer.
Por outro lado, os aminoácidos da gelatina reduzem a inflamação que poderiam afetar suas articulações.
A gelatina também contribui para o desenvolvimento da cartilagem, o que reforça as articulações e ossos consideravelmente.
Isto é muito importante se seu médico diz que a cartilagem das suas articulações está se desgastando ou se você começou a sentir muitas dores.
Melhora seu sono
A glicina é fortemente relacionada com a melhora dos ciclos de sono. Este químico também estimula certos neurotransmissores e enzimas que aumentam a qualidade e a duração do sono.
Por essa razão, comer gelatina é importante para que seu corpo recupere a energia. Prove comer uma pequena porção de gelatina algumas horas antes de dormir.
Você verá que seu sono é mais profundo e levantará muito mais descansado.
Combate o envelhecimento
A gelatina é colágeno seco e este é um dos elementos mais importantes para a saúde da pele.
Entre os benefícios que conseguimos ao consumir colágeno está a obtenção da elasticidade e a tensão entre as células dérmicas.
Portanto, se você aumentar a quantidade de colágeno, poderá manter sua pele mais firme com um aspecto mais jovem.
Com isso não estamos dizendo que as rugas e os sinais da idade não vão aparecer nunca, mas sim aparecerão mais tarde.
Melhora sua saúde digestiva
A gelatina tem a particularidade de que se une de maneira natural com a água. Isto faz com que seu corpo assimile com maior facilidade a fibra que contem.
Se você adotar o hábito de comer gelatina com certa frequência, verá que problemas como a prisão de ventre e a incapacidade para absorver corretamente os nutrientes diminuem.
Além disso, estimula os sucos digestivos e aumenta o movimento peristáltico dos músculos intestinais.
Alivia as alergias
Muitas alergias atribuem-se aos que tem um intestino ???permeável???, que é incapaz de processar certas substâncias.
Além de solucionar o problema que aflige seu trato digestivo, comer gelatina curará certos problemas ocasionados pelas alergias.
Recomendamos que, de maneira ocasional, inclua uma boa quantidade de gelatina em sua dieta e que fique de olho em quais alimentos não lhe fazem bem.
Estimula seu sistema imunológico
A prolina é outro aminoácido que você obterá ao comer gelatina. Esse químico está relacionado com a melhora da função imunológica de muitas espécies de animais e humana.
Isso significa que ao comer gelatina, você melhorará sua capacidade de combater as infecções e doenças.
Coma gelatina sem medo
A gelatina geralmente não tem contraindicações, mas pode produzir um pouco de distensão abdominal e dor de estômago se você a comer em excesso, algo que raramente ocorre.
Por essa razão, incluir a gelatina em sua dieta não deveria ser um inconveniente.
Lembre-se de que por ser tão versátil, pode combinar esse alimento de diversas formas, com iogurte, fruta ou como sobremesa depois das refeições.
Fonte: Melhor com saúde