O lateral-esquerdo Bruno Cortez, 29 anos, é a nova aposta da direção do Grêmio para reforçar o grupo de Renato Portaluppi que disputará Gauchão, Primeira Liga, Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileirão em 2017. Com o jogador, o contrato de um ano já está alinhavado. Salários, premiações e até cláusulas de renovação já foram discutidas e acertadas.
O último obstáculo é a liberação do São Paulo. Como Cortez tem contrato até junho, o empresário Flávio Trivella discute com os dirigentes paulistas uma rescisão contratual amigável para decidir o futuro do cliente.
??? ?? uma conversa bem amigável, devemos resolver nos próximos dias ??? garantiu Flávio.
Mesmo com detalhes ainda separando o anúncio oficial, a direção do Grêmio mantém o otimismo de que o jogador poderá chegar até amanhã em Porto Alegre para realizar os exames médicos, assinar contrato e iniciar os treinos no CT Luiz Carvalho.
??? ?? um jogador que teve um momento de alto nível, mas que passou por uma queda. Acreditamos que podemos recuperar o seu melhor futebol ??? comentou Odorico Roman.
Nascido no Rio de Janeiro, Bruno Cortez iniciou no futebol como atacante no Quissamã, clube que fechou as atividades esportivas em 2014. Sem muito destaque, rodou por clube pequenos do Rio, até aparecer no cenário nacional no campeonato carioca de 2011 com o Nova Iguaçu, e jogando como lateral-esquerdo. Após o Estadual, foi comprado pelo Botafogo e manteve a boa fase. O bom desempenho rendeu uma convocação à Seleção Brasileira para disputar o Superclássico das Américas em setembro daquele ano. O São Paulo se interessou no jogador e investiu 3 milhões de Euros para comprá-lo em definitivo.
Em sua primeira temporada em São Paulo, atuou em 74 das 78 partidas da temporada 2012. Mas em 2013, com o fracasso do time paulista na Libertadores, virou alvo dos torcedores no Morumbi. Após perder a titularidade para Carleto, foi colocado na lista de negociáveis. No segundo semestre, foi liberado para sair e conseguiu um empréstimo para defender o Benfica-POR. Em seis meses, fez apenas seis jogos e foi devolvido.
Sem encontrar espaço no São Paulo, passou boa parte do primeiro semestre fora dos planos do técnico Muricy Ramalho. Mesmo assim, recebeu elogios do atual comentarista do Canal SporTV:
??? ?? um lateral que ataca mais do que defende, muito habilidoso e forte fisicamente. Tem uma bola aérea boa também. No geral, tecnicamente, é muito bom.
Contratado para reforçar o Criciúma para o Brasileirão 2014, alternou bons e maus momentos em Santa Catarina. Participou de 21 das 38 rodadas, sendo titular em 17 jogos, que acabou o campeonato na lanterna.
??? O Cortez é um lateral que gosta de improvisar, um cara rápido e de boa batida na bola. Ofensivamente, vai muito bem. Comigo sempre treinou muito no Criciúma, um grande profissional. ?? um cara na dele, não tem problemas de bebidas ou noitadas. Um excelente profissional. Até fala durante o jogo, mas é um cara na dele fora de campo ??? comentou o técnico Wagner Lopes, hoje trabalhando no Paraná, e que comandou o lateral em Santa Catarina.
Nas últimas duas temporadas, Bruno Cortez atuou no Albirex Niigata, do Japão. Em 2016, fez 33 jogos, marcou quatro gols e deu uma assistência.
Na avaliação da comissão técnica e da direção do Grêmio, a contratação de Cortez é necessária para garantir uma alternativa mais experiente a Marcelo Oliveira. Iago, que chegou a receber algumas oportunidades como titular no ano passado, ainda é considerado uma aposta.
Buscar Cortez é uma tentativa de evitar os problemas que causaram as eliminações da Libertadores e do Gauchão em 2016, quando a diferença muito grande entre titulares e reservas prejudicou o desempenho da equipe em momentos chaves. Como os reservas tiveram dificuldades quando chamados no Brasileirão de 2016, o Grêmio viu a necessidade de buscar alternativas ao grupo de Renato.
Fonte: ZH Esportes