Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Investimentos e empregos: Oeste começa a deixar a crise para trás

  • 24/01/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Investimentos e empregos: Oeste começa a deixar a crise para trás
O ex-presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Espolador Neto, fez há dois anos em viagens pelo interior uma previsão que começa a se confirmar. ???O Paraná foi o último Estado a sentir os efeitos da crise e será um dos primeiros a sair dela???, disse em reunião com empresários na Acic em Cascavel. E os números comprovam que a projeção e a confiança de Espolador, recentemente substituído por Cláucio Geara na ACP, eram acertadas. O Oeste é um termômetro das inversões nos gráficos que começam a tomar conta da economia do Paraná.

???O clima é sim de otimismo e os investimentos retornam gradualmente???, diz o vice-presidente da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), o industrial Rainer Zielasko, que é de Toledo. As cooperativas Lar, de Matelândia, Coopavel, de Cascavel, e C. Vale, de Palotina, além de outras grandes empresas, como Prati e Donaduzzi e Fiasul, ampliam investimentos e abrem novas oportunidades de emprego e renda. ???O momento já é muito mais propício que o de um, dois anos atrás???, conforme Rainer, que atribui a mudança principalmente a posturas do novo governo que retomam a confiança do mercado.

Estabilidade e crescimento

O economista e consultor Alfredo Fonceca Péris está otimista com medidas recentes e que permitem ajustes no cenário econômico nacional. ???Entendo que o momento de queda do PIB do Brasil está chegando ao fim???. Péris diz que o País deverá estabilizar e possivelmente terá crescimento econômico em 2017. A projeção do FMI, o Fundo Monetário Internacional, é de que o Produto Interno Bruto brasileiro cresça 0,2% no atual exercício.

A partir do momento que isso ocorrer, uma economia pujante como a do Brasil passará a sentir com mais força o retorno dos investimentos. Colaboram com o cenário medidas como a do Banco Central, que iniciou o processo de redução da taxa Selic. Além disso e por consequência da queda da inflação e do baixo nível da atividade econômica é possível que se inicie o processo de recuperação do crescimento, com mais empregos e circulação de mais recursos na economia.

No caso particular da região Oeste, conforme Alfredo Péris, o momento atual da agropecuária, tanto em âmbito de preços quanto de demanda particularmente externa e, também, por conta do clima, é um fator preponderante na retomada de investimentos de forma mais robusta. ???Portanto, acredito não ser temeroso afirmar que as condições para a retomada começam a se afirmar e a nossa região deverá, por isso e pelas razões particulares já expostas, vencer a crise???. Não se pode esquecer, alerta o professor, que o investimento não parou. Diminuiu da mesma forma que encolheu o consumo.

Fonte: Geovani Canabarro c/inf. O Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557