Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Helicóptero reforça patrulhamento no lago de Itaipu

  • 29/01/2017
  • Foto(s): Assessoria
Helicóptero reforça patrulhamento no lago de Itaipu
O lago da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, acaba de ganhar um reforço para o patrulhamento e combate ao tráfico de drogas e armas. Um helicóptero da Polícia Civil do Paraná passará a integrar as operações realizadas pela Polícia Federal, Batalhão da Polícia Fronteira da PM-PR (BPFron) e demais forças da região.

A aeronave foi apresentada à imprensa, na base do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da PF, na usina de Itaipu. A ação faz parte da operação Fronteira Integrada, que une diversas forças de segurança, como a PF, polícias Militar e Civil, Marinha e Polícia Rodoviária Federal. A operação foi criada a partir do decreto 8.903, do Governo Federal, publicado em novembro passado.

A primeira fase da operação, realizada em dezembro, concentrou-se na região da Ponte da Amizade. Agora, as atenções se voltam ao lago da Itaipu, entre os municípios de Foz do Iguaçu e Guaíra.

???Nesta região de fronteira, as polícias já vinham realizando um trabalho integrado, mas agora essa integração será cada vez maior???, explicou o delegado da PF em Foz do Iguaçu, Fabiano Bordignon. ???Com esse reforço, o patrulhamento do lago de Itaipu passa a ser ininterrupto, 24 horas por dia???, acrescentou.

"O apoio da Itaipu tem sido fundamental para a realização desse trabalho", destacou o agente da PF Augusto da Cruz Rodrigues, chefe do Nepom. Além de a binacional ter construído a base da PF junto à barragem, um convênio entre as duas instituições garante o fornecimento de combustível e a manutenção de cerca de 30 embarcações. Atualmente, a Polícia Federal vem negociando com a empresa a renovação desse convênio, que se encerra em março.

Conforme explica o delegado Renato Coelho de Jesus, comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Civil, a função do helicóptero é realizar a contenção de embarcações suspeitas, enquanto as lanchas da PF são acionadas para fazer a abordagem. ???O helicóptero, que consegue cobrir os 170 quilômetros entre Foz do Iguaçu e Guaíra em menos de uma hora, dará mais agilidade às operações???, afirmou.

O helicóptero que será utilizado nas operações foi apreendido de traficantes pela operação Ferrari, da Polícia Federal, em Londrina. A Justiça deu depósito da aeronave à Polícia Civil do Paraná. O helicóptero vem sendo utilizado pela polícia desde o último mês de julho.

Fonte: Geovani Canabarro/Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557