Equipes da Global Services, empresa contratada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás), estiveram na região de São Roque do Lopeí, na divisa entre Cascavel e Toledo na tarde deste sábado (28), realizando o mapeamento para extração de gás natural.
O gás natural é um combustível fóssil que pode pode servir de alternativa para o petróleo. Ele é resultado da degradação de material orgânico e fica localizado no subsolo, por isso, é necessário que se faça um mapeamento prévio para extração.
Este gás é inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis.
POL??MICA
Por onde passam esses veículos existe uma polêmica de que eles sejam utilizados na extração de gás de xisto, o famoso método Fracking.
O FRACKING
O método Fracking consiste em retirar gás natural por uma técnica complexa que necessita injetar no subsolo milhões de litros de água com areia, misturados a cerca de 720 substâncias químicas. Essa mistura pode ser cancerígena e até radioativa.
A maior preocupação dos ambientalistas é que parte desta mistura permanece no subsolo e chega aos aquíferos e quando volta à superfície contamina a água, solo e o ar, além de causar doenças em pessoas e animais. Também pode intensificar as mudanças climáticas e terremotos, por isso, o método Fraking é proibido em vários países devido aos impactos ambientais, econômicos e sociais.
Fonte: Catve