A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. ?? nativa do Sri Lanka e extraída da árvore Cinnamomum verum. ?? muito popular em todas as despensas por sua grande versatilidade.
Destaca-se por suas propriedades antioxidantes e antibacterianas, e é útil tanto para uso culinário como para a casa.
Este artigo apresenta alguns dos seus benefícios para a saúde que talvez você desconheça.
Os benefícios da canela para a saúde são amplamente conhecidos. Seu poder de cura ajuda a aliviar muitas doenças, graças aos seus componentes ativos (cinamaldeído, acetato de cinamilo e ácido cinâmico).
Suas potentes propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, anti-infecciosas e anticoagulantes podem ser exploradas no tratamento alternativo de muitas doenças.
?? uma extraordinária fonte de polifenois, antioxidantes e sais minerais como o manganês, cálcio, ferro e fibra dietética. Veja 8 de seus melhores benefícios para saúde.
1. Trata a diabetes tipo 2
Os benefícios da canela para o tratamento da diabetes tipo 2 são bem conhecidos. Se consumida em jejum e após cada refeição, atua como coadjuvante para reduzir os níveis de glicose no sangue.
Isto é possível graças ao Cinnamtannin composto B1, que estimula os receptores de insulina e inibe uma enzima que os inativa. Isso aumenta a capacidade das células de utilizar a glicose.
2. Favorece o sistema digestivo
Alguns componentes de canela, como ferro, fibra dietética e cálcio, favorecem o bom funcionamento das funções do sistema digestivo.
Os sais biliares se aderem a estes componentes e são eliminados do corpo. Estes podem ser prejudiciais para o intestino se não forem devidamente expelidos do sistema digestivo.
Além disso, é amplamente utilizada como um antidiarreico porque regula o ritmo intestinal. ?? também usada para aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.
3. Detém náuseas e vômitos
A canela é excelente para o tratamento de náuseas e vômitos. Por ser natural, as grávidas podem consumir para ajudar contra náuseas e vômitos no primeiro trimestre da gravidez.
4. Gripe e doenças respiratórias
O uso desta especiaria para o tratamento de gripes, resfriados e problemas respiratórios é bem conhecido.
Adicionando algumas gramas em uma infusão ou chá, acompanhado com gengibre fresco, será possível reduzir os níveis da temperatura ou febre e cessar a tosse.
Além disso, seu intenso aroma levanta o ânimo das pessoas afetadas pela gripe. Suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas garantem a eficácia no alívio dos quadros de resfriado comum.
5. Protege contra doenças cardíacas
As propriedades anti-inflamatórias da canela são muito eficazes contra doenças cardíacas.
?? muito eficaz quando se trata de proteger o coração e as artérias pois ajuda a combater o colesterol ruim que, eventualmente, pode culminar em doenças cardiovasculares e doenças relacionadas.
Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a curar tecidos internos inflamados, reduzindo assim o risco de ataques cardíacos.
6. Estimula as funções cerebrais
Foi provado cientificamente que a canela ajuda a estimular as funções cerebrais em adultos mais velhos, melhorando assim os processos de atenção, memória, reconhecimento e velocidade visual.
Cheirar a canela melhora a função cognitiva e memória. ?? indicada para distração e falta de concentração. Também pelo aroma rico e calmante, pode ser adicionada ao café.
7. Potente anticoagulante
A canela impede que as plaquetas do sangue se acumulem mais do que o normal. Por esta razão, recomenda-se em períodos menstruais, diminuindo as dores clássicas.
8. Potente multivitamínico
Entre os componentes da canela estão a vitamina B1, vitamina C, o ferro, o potássio, o fósforo e o cálcio.
Apesar de ser consumida em quantidades muito pequenas, devido ao seu sabor intenso, essa especiaria fornece ao organismo uma série de vitaminas e minerais essenciais para o seu bom funcionamento.
Qual a quantidade de canela que se deve consumir para constatar seus benefícios?
A dose recomendada é de 1 e 6 gramas. Esta quantidade é indicada de acordo com o peso, idade e estado de saúde.
Normalmente, para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios, recomenda-se o consumo de 2 e 4 gramas (meia ou uma colher de chá).
Não é recomendada a automedicação, portanto é importante procurar orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento.
Fonte: Melhor com saúde