A vida sem o celular nos parece inimaginável. Quando viajamos nos perguntamos como as pessoas se orientavam sem a existência do GPS, ou como ficavam sem as mensagens instantâneas.
Já não precisamos de uma estante para a enciclopédia, porque no celular já temos a maior fonte de informação da história.
No entanto, seu uso generalizado tem provocado dúvidas sobre quais problemas de saúde aparecem com o uso do aparelho.
A maioria dos artigos giram em torno das ondas eletromagnéticas. Nos parece muito suspeito que um dispositivo com tanto poder seja inofensivo.
A verdade é que as ondas representam um perigo para o nosso organismo. Estas entram em nosso corpo através do ouvido e da pele.
Quando estão dentro de nós, estas ondas alteram e enfraquecem a funcionalidade das células. Por isso, recomenda-se o uso de fones.
No entanto, o emprego do celular traz outras complicações e muito mais imediatas.
?? necessário conhecê-las e saber preveni-las.
Por isso, mostraremos as mais significativas e proporemos algumas recomendações para freá-las.
Problemas de saúde que o uso do celular traz
Ansiedade
O ideal é desativar as notificações durante algumas horas do dia. Deste modo, além de se desfazer desse estado de inquietude, você se acostumará a realizar atividades sem recorrer ao dispositivo.
Se o celular for uma ferramenta de trabalho, tente fazê-lo também. Não é bom estar 24 horas do dia no escritório.
Dores articulares e musculares
Não é uma das respostas que buscamos quando pensamos nos problemas de saúde que o celular causa, mas estes são os mais recorrentes.
Quando estamos escrevendo ou lendo, colocamos a coluna, o pescoço e os braços em tensão. E repetimos os mesmos movimentos com o pulso e os polegares.
Como consequência, gera-se dor nessas áreas que acabam se convertendo em lesões, algumas inclusive crônicas.
Recomendamos racionalizar o uso do telefone, ao mesmo tempo em que aumenta a prática de esportes.
As notificações dos smartphones nos mantêm em constante alerta. Sempre existe uma mensagem que não tenhamos visto, um e-mail não lido ou chamada para retornar.
A rede gera tal quantidade de conteúdo que nunca deixa de ter algo interessante.
Isso provoca um estado de estresse considerável, que nos obriga a estar dependente do telefone de uma forma de que até um tempo atrás era impensável.
Na verdade, recorremos a ele com uma frequência de minutos.
Um dos mais adequados para este caso é a natação. Trata-se de um esporte muito completo com o qual se exercitam todos os grupos musculares.
Além do mais, é benéfica para o tipo de atividade realizada. Agimos para alongar e tonificar, por isso é que tratamos e prevenimos de maneira simultânea.
Insônia
Muitas vezes cometemos o erro de pegar nosso smartphone antes de dormir. Acreditamos que nos relaxa, do mesmo modo que ler nos ajuda a dormir.
No entanto, a constante atualização de conteúdos da rede provoca o despertar de nossa atenção. Assim, as horas começam a passar sem que percebamos até que a madrugada chega.
Por esta razão, aconselha-se deixar de lado o dispositivo, pelo menos, uma hora antes de dormir para dedicar este tempo a atividades relaxantes ou à família.
Síndrome de vibração fantasma
A relação que mantemos com o telefone é muito íntima e muito contínua. Esta circunstância provocou o aparecimento desta nova síndrome.
Consiste em imaginar que o dispositivo está vibrando sempre, por isso que checamos nossas notificações com excessiva frequência, e isso adormece o desenvolvimento de nossa vida familiar e laboral.
?? verdade que usar o celular causa problemas de saúde, mas podem ser prevenidos com o uso racional do mesmo.
Procure ser rígido com os limites que impor e dedique este tempo para realizar atividades que desfrute, seja ir ao cinema, cozinhar, dançar???
Explore. Não existe nada melhor do que passar tempo fazendo algo que lhe apaixona.
Fonte: Melhor com saúde