Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Falta de emprego em Santa Helena faz com que centenas de pessoas disputem vagas na região

  • 22/02/2017
  • Foto(s): Alex Moreno
Falta de emprego em Santa Helena faz com que centenas de pessoas disputem vagas na região

Três décadas após a formação do Lago Internacional de Itaipu e mais de 600 milhões de dólares recebidos em royalties pelas áreas de terras que foram tomadas pelas águas do reservatório, Santa Helena ainda sofre com um problema que faz com que centenas de pessoas busquem em outros municípios da região o sustento para a família. O desemprego.

Historicamente com grande número de pessoas empregadas em cargos públicos e gastos significativos na ampliação da estrutura pública, atualmente as vagas de trabalho na iniciativa privada não suprem a demanda por emprego.

Nesta manhã (21) uma fila imensa de jovens, homens e mulheres, pais de família se formou nas proximidades da Agência do Trabalhador local em busca de uma das 50 vagas para trabalhar em um frigorifico de aves na cidade de Marechal Cândido Rondon.

Segundo informações da agência do trabalhador, outras 17 vagas de trabalho estão disponíveis. No ano passado, a agência de Santa Helena foi a 6ª colocada no estado do Paraná em alocação de trabalhadores. Porém, a maioria das vagas são em empresas de outras cidades.

A falta de emprego em Santa Helena tem tirado o sono de muita gente e é motivo de revolta na comunidade como podemos confirmar nos testemunhos coletados com pessoas que disputavam uma das vagas no frigorífico.

Gilberto de Oliveira é uma dessas pessoas.

SONORA GILBERTO DE OLIVEIRA

Oronildes de Castro também reclama de falta de oportunidades no município

SONORA ORONILDES DE CASTRO

Clarice Rauber conta que o marido teve que buscar emprego no Mato Grosso enquanto ela e o filho tentam uma vaga em alguma cidade aqui da região, pois ambos estão desempregados e em Santa Helena não conseguiram oportunidade.

SONORA CLARICE RAUBER

Nós entramos em contato com a administração municipal de Santa Helena e fomos recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, Lenecir Benacchio, o qual lamentou a situação de desemprego e afirmou que uma das principais metas do novo governo é mudar essa realidade.

SONORA BENACCHIO

O secretário lembra que o trabalho que está sendo iniciado pela administração municipal apresentará resultados em médio prazo, e ressalta que o montante destinado pela administração anterior no orçamento para investimentos em geração de emprego é de apenas R$ 2 milhões, segundo ele, menos da metade do ideal.

SONORA BENACCHIO

Fonte: Alex Moreno

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557