Logo no inicio do ano a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente esteve atendendo aos produtores rurais com serviço de silagem. Como não houve férias coletivas e nem recesso no final de ano, os trabalhos tiveram inicio ainda no mês de dezembro e se estenderam até 21 de janeiro.
Segundo o Secretário da Pasta Paulo Rupenthal a prestação de serviço atende a uma determinação do Prefeito Cláudio Eberhard que definiu como prioridade oferecer este suporte aos produtores rurais que dependem deste serviço para garantir a alimentação do gado. ???Estamos realizando este serviço dentro do (Progem), que é o Programa de Melhoramento genético??? destacou.
O Secretário afirma ainda que foram feitos 20 alqueires de silagem, atendendo 13 produtores e produzidas 1.860 toneladas de silagem que estará à disposição dos produtores para a alimentação do gado leiteiro.
Para o agricultor presidente da APROL (Associação dos Produtores de Leite de Santa Terezinha de Itaipu), Clélio Frassetto, morador da Vila Vitorassi o serviço veio em boa hora, pois o milho já estava no ponto para silagem e o trabalho dos servidores foi bem desenvolvido. ???Este tipo de prestação de serviço nos ajuda muito, pois ela auxilia na alimentação do gado o que garante uma boa produtividade, mesmo em épocas de pouca pastagem???, afirmou Clélio.
Além da silagem, o município auxilia também nos trabalhos com horas máquinas e orientação técnica, desde o plantio da lavoura até a execução dos serviços de silagem.
Fonte: Assessoria