As sete fugas registradas no início da semana na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), ainda estão gerando muita polêmica. Agora, a Polícia Civil vai iniciar uma investigação sobre as causas da fuga.
"Nós recebemos várias notícias de uma possível conivência da direção da PEC. Com essas notícias da relação com o crime organizado e como a Polícia Civil tem atribuição para apurar esse tipo de ilícito, nós estamos instaurando um inquérito para verificar os fatos. A própria direção da PEC fez um requerimento, solicitando também a instauração e é o nosso interesse", explica o delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial (SDP).
A partir de agora, a polícia vai ouvir os agentes e a direção da unidade. Ainda não se sabe quanto tempo o inquérito vai demorar para ser concluído, mas caso constatadas as irregularidades, os envolvidos podem responder por diversos crimes.
"Penalidades criminais e administrativas com aqueles que podem estar envolvidos. A conivência dos agentes com a fuga, alguns crimes contra a administração pública. Mais isso tudo deve ser apurado em inquérito e por enquanto nós estamos na fase embrionária dele", detalha o delegado-chefe.
O inquérito foi instaurado a partir de uma denúncia do Sindicato dos Agentes Penitenciários. A informação dá conta de um possível envolvimento da direção da unidade com uma organização criminosa.
A polícia vai apurar apenas a parte criminal no processo. Não há informação se o Depen abrirá um procedimento administrativo.
Por enquanto, nenhum dos fugitivos foi recapturado. Nesta quinta-feira (21), foram encontradas nas celas dos detentos, algumas cordas, aparelhos celulares e serras, que auxiliaram na fuga.
Fonte: Catve