A Polícia Federal (PF) concluiu na tarde desta segunda-feira (6), o inquérito referente à Operação Hashtag, desencadeada pela Polícia Federal pouco antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, e criada para combater possíveis grupos terroristas atuando no Brasil.
De acordo com a PF, durante os dez meses de investigação, foram cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 26 de busca e apreensão domiciliar, 40 de prisões temporárias e preventivas e oito de condução coercitiva, todos expedidos pela 14a Vara Federal de Curitiba.
Além dos oito investigados denunciados pelo MPF à Justiça Federal, a Polícia Federal indiciou mais oito investigados.
Os indiciados podem responder por crimes de associação criminosa e promoção de organização terrorista, cujas penas somadas podem chegar a onze anos de prisão.
Relembre a Operação
Na primeira fase da Operação Hashtag, no dia 21 de julho, dez pessoas foram presas por suspeita de estarem ligadas ao grupo de terrorismo Estado Islâmico.
Eles também teriam feito tentativas de comprar armas no Paraguai.
No dia 11 de agosto, a Polícia Federal cumpriu mais dois mandados de prisão temporária.
Além das duas detenções, a PF realizou busca e apreensão em cinco endereços e outras três pessoas foram levadas a depor de forma coercitiva.
Na terceira fase, no dia 19 de agosto, uma pessoa foi presa em Brasília.
E na quarta fase, no dia 6 de setembro de 2016, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva.
Fonte: Massa News