A publicação do Diário Oficial da União desta terça-feira (14), traz a exoneração dos cargos da diretoria executiva do lado brasileiro da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, entre eles, o diretor-geral, Jorge Miguel Samek. No lugar, foi nomeado Luiz Fernando Leone Viana.
Foram exonerados, a diretora financeira executiva, Margaret Mussoi Luchetta Groff; o diretor técnico executivo, Airton Langaro Dipp; o diretor de coordenação, Nelton Miguel Friedrich; além do diretor-geral brasileiro, Jorge Miguel Samek.
A publicação com a exoneração assinada pelo presidente Michel Temer, também traz os novos nomes nomeados para os cargos de diretoria executiva. São eles: Marcos Vitório Stmm, Diretor Financeiro Executivo; Rubens de Camargo Penteado, Diretor Técnico Executivo; Marcos Antonio Baumgartner, Diretor Administrativo; Ramiro Wahrhaftig, Diretor de Coordenação e Luiz Fernando Leone Viana, Diretor-Geral Brasileiro.
A exoneração de Samek era esperada desde 31 de agosto do ano passado, quando Michel Temer assumiu definitivamente a presidência da República, após aprovação do impeachment de Dilma Rousseff pelo senado Federal.
Samek assumiu o comando da binacional em 2003, nomeado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, permanecendo na direção de Itaipu no governo Dilma e neste primeiro ano do governo Temer. Com isso, Samek torna-se o diretor com maior tempo à frente de Itaipu, com 13 anos e três meses.
Durante suas gestões, Itaipu bateu os próprios recordes de geração de energia, mantendo o posto de maior geradora de energia hidrelétrica do mundo. Em paralelo, criou programas de sociais e ambientais em todos os 29 municípios da região de abrangência do Lago de Itaipu. Destaque para o programa socioambiental Cultivando Água Boa, premiado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e replicado em vários países. Ainda, inaugurou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Universidade federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Também foi responsável pelo desenvolvimento do turismo sustentável na usina, criando o Complexo Turístico de Itaipu. Hoje, Itaipu é o ponto mais visitado em Foz do Iguaçu, atrás apenas das Cataratas. Apenas em 2016, 954.572 visitantes passaram pelos atrativos turísticos de Itaipu.
O novo diretor de Itaipu, Luiz Fernando Vianna é o atual diretor da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e já foi presidente da Associação dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine).
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Cultura Foz