A melhor semana do ano para o setor de hotéis, bares e restaurantes já começa com previsão de queda. Dois fatores foram decisivos e demonstraram que este ano o Show Rural vai ser diferente para Cascavel.
"Este ano estamos trabalhando com a expectativa de um movimento menor em torno de 10%. Um pouco devido a situação financeira e um pouco devido a data que foi mudada e algumas empresas que não vieram, isso veio a interferir no faturamento dos bares, restaurantes e dos hotéis", diz o presidente do Sindihotéis, Luiz Fadanelli.
Quem garantiu 100% de ocupação para a semana da feira teve que trabalhar bastante em busca de clientes. Vera Lúcia contou com a ajuda da localização. A pousada inaugurada há 90 dias é vizinha do parque tecnológico e atraiu quem quis evitar o Trevo Cataratas, a BR 277 e os longos congestionamentos.
A família que mora na região há anos não pensou duas vezes em trocar conforto pelo lucro. Colocando tudo na ponta do lápis a família chegou a conclusão que sair de casa seria muito mais lucrativo. Por isso, durante a semana do Show Rural, eles vão viver no quarto do hotel, porque a casa já está alugada.
Já a rede hoteleira da cidade ampliada ainda com novos empreendimentos conta com quartos disponíveis. Realidade bem diferente da registrada em anos anteriores. Por isso os hospedes de última hora nunca foram tão bem vindos.
Por enquanto o impacto imediato é dos serviços de luxo, como restaurantes mais sofisticados. Só na churrascaria tradicional da cidade, há uma redução significativa nas reservas, antes mesmo de começar o evento.
Para o município, os reflexos não serão sentidos de maneira tão forte. O setor está preparado para atender os visitantes. ?A cidade está preparada, em quesitos de infraestrutura para receber os visitantes?, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Carlesso.
Fonte: Catve