A mesa diretora do Conselho da Fifa - que tem como seus membros o presidente, Gianni Infantino, e os seis mandatários de confederações continentais - se reuniram nesta quinta-feira em Zurique (SUI) para discutir como será feita a expansão da Copa do Mundo a partir de 2026.
Os dirigentes concordaram em uma proposta de divisão de vagas assim: Europa com 16 classificados diretamente; África com nove; Ásia com oito; América do Sul com seis, Américas Central, do Norte e Caribe com seis; e Oceania com uma.
Uma vaga ficará automaticamente com o país-sede, e os dois últimos lugares serão definidos através de um torneio playoff com seis equipes.
Na briga, uma seleção de cada continente - exceto Europa - além de outro país vindo da confederação do país-sede. Dois países serão cabeças-de-chave através do ranking mundial da Fifa e vão enfrentar os vencedores dos dois duelos prévios entre os quatro outros participantes.
Para a Copa de 2026, esse torneio prévio aconteceria em novembro de 2025 no país-sede, segundo a proposta da "elite" do conselho da Fifa.
Agora, em 9 de maio deste ano - dois dias antes do 67º Congresso da Fifa -, em Manama, no Bahrein, o conselho da entidade votará as propostas.
Fonte: ESPN