O Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, através do Convênio Linha Ecológica realizou Encontro com secretários municipais de educação e coordenadores pedagógicos das secretarias municipais de educação da BP3 para apresentar a Proposta Saúde Integrativa na Escola.
Na abertura do evento a Gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton, agradeceu a confiança de todos para com a proposta, que segundo ela será ???um diferencial para o enfrentamento de problemas relacionados com a saúde dos profissionais da educação.???
A primeira etapa do projeto consistiu na apresentação do Programa aos Secretários Municipais de Educação, onde teve a participação de 100% dos 29 municípios da BP3 com total adesão na proposta.
Esteve presente a Presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu prefeita do município de Mercedes Cleci Loffi, que em sua fala, destacou ???a importância das parcerias nas ações que buscam melhorar a qualidade de vida em nossa região.???
Na sequência, 360 representantes de todas as escolas municipais da BP3, nutricionistas, psicólogos e coordenadores pedagógicos das secretarias municipais participarão de quatro momentos formativos até o final do primeiro semestre de 2018 e constituirão nas escolas núcleos promotores de saúde integrativa, envolvendo profissionais da educação, alunos e a comunidade escolar.
O Programa de Educação Ambiental Saúde Integrativa na Escola visa a promoção da saúde a partir dos eixos: educação/saúde/sustentabilidade, através de dinâmicas, práticas, reflexões e novas metodologias integrativas do indivíduo consigo mesmo e com o ambiente.
Alinhado aos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Programa é uma proposta inovadora e, pela avaliação dos secretários de educação vem de encontro a uma necessidade muito grande dentro dos ambientes educacionais: a promoção da saúde integral.
A formação será conduzida pelo Dr. Roberto de Almeida, Médico formado na UFPR em 1994; Especialista em Medicina Intensiva; Especialista em Gestão Hospitalar pela PUC-PR; Coordenador da UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck; Professor do Curso de Medicina da UNILA (Universidade Federal de Integração Latino Americana) e Pesquisador da Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese.
Fonte: Geovani Canabarro/Assessoria