A Comissão Processante (CP) que investiga a quebra de decoro de cinco vereadores de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, começou a ouvir nesta segunda-feira (3) os cinco reeleitos presos pela Polícia Federal durante a 6ª fase da Operação Pecúlio. Os parlamentares são réus em uma ação penal que investiga um suposto esquema de recebimento de 'mensalinho' em troca de apoio político ao ex-prefeito Reni Pereira (PSB) e de vantagens indevidas.
Segundo a assessoria jurídica da comissão ???as oitivas são fechadas à imprensa e ao público para resguardar os próprios denunciados e pelo fato de que uma testemunha não pode ouvir o depoimento da outra???.
São investigados os vereadores Anice Gazzaoui (PTN); Darci DRM (PTN); Edilio Dal'Agnol (PSC); Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PEN). Todos estão afastados das funções públicas por determinação da Justiça. E, caso as irregularidades sejam comprovadas, os envolvidos podem ter o mandato cassado.
Os trabalhos começaram com o depoimento de testemunhas convocadas pelo denunciante, o jornalista José Reis. Entre elas estão representantes da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), do Observatório Social e do Movimento Laico da Igreja Católica. Em seguida será a vez da vereadora Anice Gazzaouiu e as respectivas testemunhas.
Na terça-feira (4) será a vez de Darci DRM, a partir das 14h. Os depoimentos continuam na quarta (5), quando deverão ser ouvidos os vereadores Edílio Dall???Agnol, às 8h, e Luiz Queiroga, às 16h. O último será Rudinei de Moura, no dia 10, a partir das 9h.
Fonte: G1