Na manhã desta quinta-feira (06) a Polícia Federal desencadeou uma
operação de combate ao tráfico internacional de drogas.
Até às 10h da manhã, 11 pessoas haviam sido presas. Destas, dez em Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena.
Cerca de 70 policiais participam da ação.
A operação acontece simultaneamente no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Federal, a operação intitulada ???Operação Bagre??? visa combater um grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas.
As investigações estão sendo realizadas há um ano e meio e apontam que um grupo de aproximadamente 20 pessoas é responsável por ingressar drogas vindas do Paraguai ao Brasil e distribuir aos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu, que também determinou o sequestro de veículos, imóveis e ativos financeiros dos investigados.
ATUALIZA????O
A quadrilha desmantelada pela Polícia Federal na ???Operação Bagre???, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6), chegou a enviar cerca de uma tonelada de maconha para o Rio Grande do Sul.
Segundo o delegado da PF em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Carlos Eduardo Bianchi, a droga vinda do Paraguai entrava no país pelo Lago de Itaipu e seguia ainda para São Paulo e Minas Gerais.
???Durante as investigações iniciadas há um ano e meio foi apreendida uma arma, munições, 2 kg de haxixe e 300 kg de maconha. Também foram identificadas outras remessas que podem chegar a aproximadamente uma tonelada de maconha???, explicou o delegado Carlos Eduardo Bianchi.
Dos 20 investigados, 12 atuavam na mesma quadrilha. O restante agia em parceria com a organização paranaense ou de forma isolada.
Dos 15 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal, onze haviam sido cumpridos até as 11h, entre eles o que tinha como alvo o líder da organização, conhecido como ???Bagre???. Ele foi preso em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Foram cumpridos ainda 14 mandados de busca e apreensão, e duas pessoas foram conduzidas coercitivamente, quando são levadas à delegacia para depor.
Fonte: Daiane Staub com infor. da PF, G1 e Rádio Cultura Foz