O Comitê Municipal de Combate a Dengue se reuniu na tarde de terça-feira, dia 26 de janeiro de 2016, a fim de definir algumas ações para eliminar focos do mosquito, bem como exterminar o mosquito transmissor, tendo em vista que além da dengue, o Aedes Aegypti transmite ainda o Zika Vírus e a Chikungunya, portanto a atenção deve ser triplicada, não só por parte do poder público, mas de toda população.
O secretário municipal de Saúde, Eduardo Staudt, informou que os casos em Missal aumentaram pra 09, sendo que houve 27 notificações. ???Estamos intensificando as medidas de prevenção e combate ao mosquito da dengue no mês de fevereiro pra tentar controlar a situação no município???, declara. Segundo o secretário o índice de infestação nesse período de final de ano e férias aumentou para 4,2, quando o preconizado é que esteja abaixo de 1 o índice.
Eduardo afirma que durante esse período, devido à incidência de chuvas e dias muito quentes, o trabalho por parte da Administração, pelo setor de endemias, foi intensificado. ???Estamos alertando cada vez mais a população para que tomem os cuidados necessários, como verificar o quintal das casas, os pratinhos dos vasos de plantas, as calhas, os bebedouros de animais, seja na cidade ou no interior, faça a limpeza das piscinas regularmente, enfim, que elimine todo material que possa acumular água???, orienta. Outra recomendação é o uso regular de repelente e calça.
Em fevereiro serão retomadas e intensificadas as vistorias nas residências pelos Agentes de Endemias e pelas Agentes comunitárias de saúde. Após as vistorias será passado o fumacê com o propósito de eliminar os focos e o mosquito adulto, mesmo que não haja casos notificados, o inseticida será passado.
As parcerias com as escolas serão mantidas a fim de conscientizar cada vez mais a população, começando pelas crianças como agentes multiplicadores da informação. Para isso foram adquiridos 260 kits pedagógicos que serão repassados aos alunos do 3º e 4º ano. ???Foi um investimento de quase 13 mil reais nesse material, por intermédio do Programa VigiaSus, que está sendo repassado à secretaria de Educação para entregar às crianças???, explica Eduardo.
Fonte: Assessoria de Imprensa