Trabalhadores que atuam na retirada de antigos mastros em frente ao prédio da prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, encontraram na tarde de terça-feira (26) uma cápsula do tempo. A caixa de concreto havia sido enterrada em setembro de 1991, no dia do lançamento da pedra fundamental do novo paço, e deveria ser aberta em 2011.
Dentro da cápsula foram guardadas garrafas com material de divulgação do município, fotos da época, cartões-postais e recordes de jornais e revistas da época. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a determinação do prefeito na época, Salazar Barreiros e do vice, Hostílio Lustosa, é de que o material deveria ser entregue à guarda do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança.
O secretário de Administração e de Comunicação, Alisson Ramos da Luz, explicou que desde 2011 houvia a intenção de abrir a cápsula. No entanto, como não havia a indicação precisa do local em que ela foi enterrada, optou-se por aguardar o início das obras do novo calçamento do paço para procurá-la.
???Tentamos localizar, mas nenhum servidor da época ou pessoas que passaram por aqui no período da obra conseguiram nos indicar o local exato em que estava a caixa. Como as obras do Plano de Desenvolvimento Integrado estavam prevendo a calçada nova, preferimos aguardar o início para não sair quebrando pontos aleatórios???, comentou.
A decisão sobre o destino da cápsula do tempo será do prefeito Edgar Bueno. ???Ela ficará guardada para ser aberta em uma data simbólica e o material destinado ao Museu, ou intacta será entregue para uma nova data de abertura. Tomaremos a decisão nos próximos dias???, completou o secretário.
Fonte: G1