O dia do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil está definido. Nesta quinta-feira, o futebol brasileiro irá conhecer os confrontos da principal competição mata-mata do país, já com a inclusão das equipes que disputam a Copa Libertadores. E diferente do ano passado, elas terão uma vantagem.
Em 2016, havia cinco clubes brasileiros na competição continental. Dessa forma, ainda existiam três vagas para os cabeças de chave do sorteio. Elas foram distribuídas para o 5º colocado do Brasileiro anterior, que não estava na Libertadores, e para os dois melhores colocados no ranking da CBF.
Nesta temporada, porém, são oito as equipes brasileiras no mais importante campeonato da América do Sul. Logo, todas elas serão cabeças de chave, deixando com situação mais complicada algumas equipes de ranqueamento superior.
Entre os oito da Libertadores, três estão fora do ???Top 10' da CBF: o Atlético-PR, 11º, o Botafogo, 12º, e a Chapecoense, 19ª. Apesar disso, terão mais chance de enfrentar times teoricamente mais fracos no sorteio, como os atuais campeões da Série B (Atlético-GO), da Copa do Nordeste (Santa Cruz), e da Copa Verde (Paysandu), que também estreiam nesta fase da competição.
Caso avancem na quarta fase, quatro equipes com ranking superior irão para o "pote fraco" do torneio. Quem passar do confronto entre Corinthians (4º) e Internacional (7º), o vencedor de Cruzeiro (6º) e São Paulo (8º), além do Fluminense (10º), caso elimine o Goiás (18º). Todos eles, obrigatoriamente, duelarão com uma equipe advinda da Libertadores nas oitavas de final.
Fonte: ESPN