Vários casos de tentativa de suicídio registrados no Paraná podem estar associado ao caso do jogo virtual da Baleia Azul. Pais preocupados podem identificar alguns sinais que indicam a participação nos jogos.
Os convites para grupos secretos no Facebook e no Whatsapp podem atingir qualquer adolescente. Nestes grupos, pessoas que se identificam como ???curadores??? são quem passam as tarefas ??? seriam 50 no total ??? que precisam ser seguidas a risca e sem questionamentos por quem participa do jogo. Eles passam a usar de ameaças genéricas e coação. Normalmente são dados prazos para o cumprimento das tarefas e exigido que os participantes provem a realização com fotos e vídeos.
Veja alguns sinais ligados aos desafios do jogo:
1. Mutilações na palma da mão, braços e pernas: os participantes são orientados a se cortar. Em alguns casos solicitam que se escreva algo ou faça desenho de baleia ou outros animais. Com o tempo os cortes ficam mais profundos.
2. Assiste filmes de terror/psicodélicos com frequência: para aumentar a sensação de medo o ???curador??? indica filmes de terror para serem assistidos por longo período.
3. Desenhos de baleia: o envolvimento com o jogo faz com que o jovem de sinais, desenhando ou compartilhando imagens deste animal.
4. Posts em redes sociais com os dizeres ???#i_am_whale??? (???Eu sou uma Baleia???): os participantes postam ou são forçados a postar estes dizeres no Facebook ou Instagram
5. Sair de casa em horários estranhos ??? madrugada principalmente: o horário das 4h20 é marcado para o cumprimento de muitos desafios.
6. Evitar conversar durante muitas horas: há informações que entre os desafios prescritos também está ficar sem falar com alguém o dia inteiro.
Especialistas recomendam que os pais conversem com os filhos adolescentes sobre o assunto e monitorem o acesso dele à internet, seja no celular ou em computadores.
Fonte: CGN