Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná é o maior produtor de soja do mundo

  • 21/04/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Paraná é o maior produtor de soja do mundo
A produtividade média da soja no Paraná será a mais alta do mundo nesta safra. Com a produção de 3,6 toneladas por hectare, o Estado supera em 4% a média colhida nos Estados Unidos, maior produtor do planeta, que atingiu 3,5 ton/hectare. O volume médio paranaense também é 11% superior à média brasileira, que alcança 3,2 ton/hectare. 

A estimativa é que o Paraná produza 19 milhões de toneladas de soja na atual safra - uma alta de 13% sobre o volume registrado na colheita passada. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, o clima e a capacitação do agricultor contribuíram para a evolução da produção. 

O Deral também destaca que a safra de verão deve alcançar 24,2 milhões de toneladas neste ano ??? 19% a mais do que no ano passado. Além da soja, entram nesta soma as lavouras de milho e de feijão. ???Estes números confirmam a eficiência dos produtores rurais paranaenses, que ano a ano, buscam aprimorar o desenvolvimento tecnológico como forma de melhorar a produtividade e a rentabilidade das lavouras???, afirma o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. 

Marcelo Garrido, técnico do Deral, reforça que a capacidade técnica do agricultor e os serviços de assistência mantidos no Paraná garantem ao Estado o segundo posto na produção de grãos no Brasil. ???Neste ano, o clima beneficiou a produção???, disse ele. ???Mas, junto com isso, sempre há investimento em tecnologia e no bom manejo das lavouras???, destaca. 

A estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) é que o PIB do agronegócio paranaenses suba 1,5% neste ano, contra uma queda de 2,4% projetada para 2016 (os números oficiais ainda não estão disponíveis). ???Quando maior a produção, mais dinheiro circula. Com isso a economia segue rodando???, comemora Garrido.

Fonte: AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557