O puma visto várias vezes na área de visitação do Parque Nacional Iguazú, na Argentina, foi capturado na madrugada deste domingo (23). Por medida de segurança, a unidade que divide com o Brasil as Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi fechada para visitação por ao menos três vezes desde agosto de 2016.
De acordo com a direção da unidade de conservação vizinha, o puma é um macho jovem, de 44 kg. Por meio de nota, a Administração de Parques Nacionais informou que o animal foi levado a uma reserva na cidade de Candelaria, ficando a cargo do Ministério de Ecologia do Estado de Misiones.
Participaram da operação de captura técnicos e guardas-parques e especialistas do Instituto de Biologia Subtropical e do Ministério de Ecologia.
A decisão de capturar o puma, continua a nota, foi baseada na necessidade de se garantir a segurança dos visitantes e funcionários do parque e é respaldada pelo protocolo indicado no ???Manejo de Animais Problemas em Áreas Protegidas, aprovado em 2001.
A direção informou ainda que os passeios pelo Parque Nacional Iguazú estão sendo mantidos normalmente e que o monitoramento das áreas de visitação serão mantidos.
Fonte: G1