A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná ??? Biolabore realizou nos dias 26 e 27 de abril um curso sobre o controle das formigas cortadeiras.
O encontro reuniu produtores rurais de Serranópolis do Iguaçu, Medianeira e São Miguel do Iguaçu. A iniciativa ocorreu em parcerias com a Biolabore e os municípios através do contrato da chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)em Agroecologia.
O curso foi ministrado pela técnica da Biolabore e engenheira agrônoma, Mellany Cunha Born Alves em parceria com a engenheira agrônoma Delma Ristof.
Entre os assuntos abordados estiveram às várias espécies de formigas cortadeiras e como elas se comportam, reprodução e seu ninho. Os agricultores receberam orientações das formas de controle, além de realizarem atividades práticas de conhecimento sobre o combate a formiga cortadeira.
Segundo Mellany Alves, a formiga cortadeira tem se expandido nas propriedades rural, principalmente próximo as reservas, por isso, é necessário que o agricultor fique atento a proliferação delas para que não tenha perdas em sua lavoura.
????? difícil o combate das formigas cortadeiras e o agricultor precisa buscar o conhecimento e receber informações do controle delas. Esse é nosso papel de ajudar, prestar apoio para o crescimento e desenvolvimento da produção agrícola???, finaliza.
Biolabore
A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/PR.
Atualmente possuí 72 cooperados um grupo multidisciplinar de Engenheiros Agrônomos, Agrícolas, Químicos e Ambientais, Zootecnistas, Médicos Veterinários, Biólogos, Administradores, Turismologos, Geógrafos, Sociólogos, Economistas, e Advogados e técnicos agropecuários, com formações de nível técnico, superior, pós-graduados (mestres e doutores).
Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios atendidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa