Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

CBVela muda estatuto e dá poder aos atletas em eleição presidencial

  • 02/05/2017
  • Foto(s): Lance
CBVela muda estatuto e dá poder aos atletas em eleição presidencial
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) adotou uma nova regra em seu estatuto que amplia a participação de atletas na gestão da entidade. A partir de agora, somente velejadores, técnicos, oficiais de regata e medalhistas olímpicos passam a ter direito a voto na eleição para a presidência da entidade. A decisão foi tomada pela Assembleia Geral da CBVela, no último sábado, no Iate Clube de Brasília.

A CBVela se tornou a primeira entidade do esporte olímpico brasileiro a contar com voto direto dos atletas no pleito presidencial. A próxima eleição será no segundo semestre de 2020, ao fim do ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio. Para definir os critérios de elegibilidade de quem pode votar e quem pode ser candidato, será formada uma comissão eleitoral, com representação garantida dos atletas. 

O regulamento da votação será divulgado no mínimo 180 dias antes do pleito, informando normas, prazos e o formato da eleição para presidente.

??? ?? um dia histórico para a vela do Brasil. A proposta de alteração do estatuto já vinha sendo discutida internamente há pelo menos um ano. O objetivo é ampliar a participação de quem faz o esporte no dia a dia, sobretudo os atletas. ?? democratizar o processo eleitoral. ?? inovar, adotando uma regra inédita no esporte nacional. Com sabedoria e visão de futuro, a Assembleia entendeu que agora era a hora de dar esse passo ??? afirmou o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

Antes da mudança, apenas 13 votos definiam o presidente da confederação: 12 presidentes das federações estaduais e um atleta escolhido por uma comissão também de atletas. Foi assim que Marco Aurélio de Sá Ribeiro, atual mandatário, foi reeleito por aclamação no final de 2016. 

Outra mudança é a separação do mandato do Conselho Fiscal do mandato do presidente. O primeiro será eleito dois anos após o pleito.

Fonte: Lance

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557