A campanha de vacinação contra gripe continua até o dia 29 de Maio em todo País. Em Missal não é diferente e o Dia D de Vacinação contra Gripe será no sábado, dia 06 de maio.
A vacina será destinada a todos os grupos prioritários contemplados na campanha. Este ano a vacinação foi ampliada para os professores da rede pública e particular.
As unidades que estarão atendendo a vacinação são:
- Centro de Saúde ??? 8h às 16h (Sem intervalo)
- ESF Bairro Renascer, ESF do Portão do Ocoí, ESF de Dom Armando ??? 7h30 às 11h30; 13h às 17h.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A vacina é trivalente e confere proteção contra a Influenza A H1N1, A H3N2 e a Influenza B. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação:
- Crianças na faixa etária de seis meses à menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias).
- Trabalhadores da área da saúde.
- Gestantes em qualquer idade gestacional.
- Puérperas até 45 dias.
- Pessoas com 60 anos ou mais.
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. ( necessário receita médica indicando a comorbidade que possui.)
- E este ano foi acrescentado os professores das escolas públicas e privadas.
Meta de vacinação
Em Missal espera-se vacinar um total de 2.799 pessoas, dentre todos os grupos prioritários supracitados. A vacinação anual é importante porque a vacina confere imunidade por apenas um ano e demora de duas a três semanas para fornecer proteção contra o vírus, o que faz com que o vacinado ainda fique vulnerável ao vírus até essa proteção se concretizar.
?? importante que a população saiba que a vacina não causa gripe, pois é feita com componentes de vírus vivo, ou seja, sem a capacidade de causar doença. O que a pessoa pode sentir é um mal-estar por conta da vacina, como em qualquer outro tipo de vacinação.
A vacina Influenza é contra-indiciada para pessoas que tiveram alergia grave em doses anteriores (com necessidade de internação de urgência) ou que tenha alergia a algum componente da vacina, o que inclui pessoas que têm alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.
Para vacinar, a população que se encaixa nos grupos prioritários deve comparecer nas Unidades de saúde mais próxima com o cartão de vacina e aqueles que se enquadram no grupo de doenças crônicas devem, além do cartão, comparecer com uma receita médica que indica a condição clínica que apresenta.
Fonte: Assessoria de Imprensa