Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Kassab destaca importância do PTI para o desenvolvimento do País (vídeo)

  • 02/05/2017
  • Foto(s): Kiko Sierich/PTI
Kassab destaca importância do PTI para o desenvolvimento do País (vídeo)
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab, disse que o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é fundamental para o desenvolvimento da região Oeste do Paraná, do Estado e, por consequência, de todo o País. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (1º), Dia do Trabalho, durante visita ao PTI, localizado nos instalações da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Ele sinalizou ainda a possibilidade de intensificar as parcerias entre o governo e o parque.

O ministro veio a Foz do Iguaçu para participar da solenidade de posse do prefeito Chico Brasileiro e incluiu o PTI na agenda. Ele conheceu os projetos e programas do parque voltados ao desenvolvimento da região. O diretor superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo, aproveitou para pleitear recursos para a criação do Instituto Nacional das Águas, projeto que chegou a ter um acordo de cooperação assinado com o antigo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2010, mas não teve seguimento.

A comitiva do ministro foi recepcionada pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna; o diretor administrativo da Itaipu, Marcos Antonio Bamgärtner; o assessor do diretor-geral brasileiro, Ramiro Wahrhaftig; e o diretor superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo. Também estavam presentes os deputados federais Evandro Roman e Eduardo Sciarra.

Kassab acompanhou a apresentação de algumas ações do parque, como os programas de Educação e Extensão, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), a Incubadora Santos Dumont, o programa Oeste em Desenvolvimento e o modelo de turismo sustentável do Complexo Turístico Itaipu (CTI), no Auditório Milton Santos.

Na sequência, o ministro percorreu as instalações do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), o laboratório multiusuários Enedina Alves Marques, o projeto de Baterias de Sódio e o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse). Ele aproveitou para entrar e posar para uma foto no Twizy, veículo elétrico de uso compartilhado pelos funcionários da Itaipu, gerenciados e monitorados pelo projeto Mob-i, do PTI. A visita do ministro foi encerrada no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.

Kassab afirmou que o PTI tem um papel fundamental para o desenvolvimento de todo o Brasil. ???Através do que aqui se realiza temos condições de planejar o futuro, preservar o meio ambiente e, mais do que isso, gerar conhecimento que irá contribuir não apenas para o desenvolvimento do Paraná, mas de todo o País.???

O ministro ressaltou ainda o desejo de inserir o PTI em um contexto de pesquisas nacionais. ???Essa é nossa missão a partir de agora: fazer com que tudo que se realiza aqui tenha mais apoio, para que os projetos que foram apresentados possam, de uma maneira ou de outra, contar com as nossas parcerias e integrar essas ações em um contexto maior da ciência brasileira.???

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, ressaltou que a visita do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação é fundamental para a consolidação de parcerias já existentes entre o PTI e o governo federal e possibilita o surgimento de novos acordos.

Sotuyo reforçou que, entre as novas parcerias que podem ser viabilizadas a partir do contato com o ministro, foi enfatizada a criação do Instituto Nacional das Águas. O objetivo do Instituto é promover a cultura da água, em sua dimensão vital e social, e o desenvolvimento científico e tecnológico em temas ligados à água, articulando, fomentando e executando estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções. ????? um projeto que já tem alguns anos e estava sem dar encaminhamentos. Esperamos que em curto espaço de tempo tenhamos o Instituto Nacional das Águas no PTI???, disse Sotuyo.

Sobre o PTI

Instalado inicialmente nos antigos alojamentos dos operários que construíram a usina de Itaipu e em outros prédios, o PTI abriga três universidades públicas, nove instituições de pesquisa e agências de desenvolvimento (nacionais e internacionais), 26 empresas privadas e 55 laboratórios e centros de pesquisa.

Para abrigar todas essas atividades, foi necessário construir outros prédios, que hoje somam uma área total superior a 50 mil metros quadrados. Ali funcionam escritórios, centros de pesquisa, salas de aula, laboratórios, incubadora de empresas e projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação. O PTI recebe, diariamente, cerca de cinco mil pessoas.

Na prática, todas essas iniciativas num só local se traduzem numa ???atuação em rede???, por meio da qual instituições e projetos se complementam, compartilham infraestrutura, otimizam recursos e exploram, criativamente, as suas sinergias em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação, da formação de competências, da qualificação técnica e do fortalecimento de atividades produtivas do território. 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. 

Fonte: Imprensa Itaipu

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557