O prazo para os eleitores das comarcas de Cascavel e de Guaraniaçu, no oeste do Paraná, fazerem o cadastro biométrico termina nesta sexta-feira (28). Faltando apenas um dia para o encerramento, já não é mais possível agendar o atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Quem deixou para o último dia terá que ir diretamente aos fóruns eleitorais até as 18h e aguardar até ser atendido.
Fazem parte da comarca de Cascavel, os municípios de Lindoeste e Santa Tereza do Oeste. E, a comarca de Guaraniaçu compreende ainda as cidades de Diamante do Sul e Campo Bonito. Todas devem respeitar o mesmo prazo para a regularização do título de eleitor.
Para fazer o cadastro, basta comparecer ao fórum eleitoral e apresentar o título de eleitor ??? caso o tenha -, um documento de identidade com foto e um comprovante de residência de no máximo três meses.
Quem não fizer a revisão, terá o documento cancelado e não poderá, por exemplo, votar nas próximas eleições, fazer passaporte, ter registro de trabalho em carteira, fazer pedido de aposentadoria, se matricular em faculdades ou receber benefícios como o Bolsa Família, além de ter problemas com o CPF.
Ainda segundo o TRE-PR, o cadastramento biométrico continua até o dia 31 de março nas comarcas de São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária, Lapa, Campo Mourão, Coronel Vivida e Foz do Iguaçu.
A biometria começou a ser usada pela Justiça Eleitoral em 2008 para evitar fraudes nas eleições, segundo a Justiça Eleitoral. O primeiro município do Paraná a adotar a biometria foi Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba.
Fonte: G1