A maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, a Itaipu Binacional, foi tema de discussão nesta segunda-feira (15). O Brasil e o Paraguai estão debatendo o valor da energia que sobra do Paraguai e que é revendida para o Brasil.
A revenda faz parte de um tratado conhecido como "Anexo C". Dois países dividem 100% da energia gerada pela Itaipu, porém o Brasil por ser um país continental usa toda a energia que produz, já o Paraguai usa apenas 10%, os outros 90 % revende ao Brasil.
Atualmente, o Paraguai recebe US$ 39 e uma compensação de US$ 9 por cada megawatts cedido ao Brasil. Totalizando quase 48 dólares pagos por megawatts não consumidos.
O valor do aumento não foi divulgado, mas o Paraguai pede que o Brasil pague ainda mais nessa energia. Os dois países ainda não chegaram a um acordo.
O tratado entre os dois países prevê exclusividade do Brasil na compra dessa energia que sobra do outro lado. Oficialmente o tratado deveria ser revisto apenas em 2023.
Vale ressaltar que em 2013 a Itaipu estará liquidada com todas as dividas pagas e por isso será um bom momento para rever o tratado. A partir daí o Paraguai poderá revender o que sobra da energia para outros países.
Fonte: Catve