O município de Missal está adotando uma série de medidas visando exterminar o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya. O alerta agora é triplicado, tendo em vista o aumento de casos de dengue em toda região e a confirmação de casos das outras doenças em alguns municípios vizinhos, bem como o aumento do índice de infestação para 4,2 em Missal. A secretaria de saúde reuniu os Agentes de Combate a Endemias (ACE???s) e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS???s) para planejar as ações.
Uma das medidas será um trabalho conjunto feito pelos ACE???s e ACS???s que a partir da manhã de terça-feira, dia 02 de fevereiro, farão vistorias em todos os imóveis de Missal (Residências, Comércio, Escolas, Igrejas, Indústrias, Praças, terrenos, entre outros) a fim de combater e exterminar o Aedes Aegypti.
A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração da população no sentido de receber os profissionais que vão vistoriar os imóveis e repassar as informações sobre as medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do mosquito. Com isso a secretaria pretende chegar a um índice igual ou menor que 1%, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Outra medida que será adotada já a partir de terça-feira (02) é a aplicação de inseticida com Bomba Costal utilizada pelos agentes.
O Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Staudt, comenta que a palavra de ordem é exterminar o Aedes Aegypti. ???Buscaremos eliminar todos os focos do mosquito com o trabalho das vistorias e paralelo a isso, exterminar o mosquito adulto com o inseticida, respaldado pela 9ª Regional de Saúde de Foz, pelo Comitê Municipal de Combate a Dengue e Conselho Municipal de Saúde???, explica. ???Lembrando sempre que combater a dengue, e o mosquito transmissor, é dever de todos???, finaliza.
Fonte: Assessoria