Os moradores de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e região podem agendar as visitas ao Complexo Turístico de Itaipu de graça e por telefone. A medida entrou em vigor esta semana e tem como objetivo incentivar e facilitar as visitas, que antes precisavam ser marcadas pessoalmente no Centro de Recepção de Visitantes.
A iniciativa é válida para moradores de 34 cidades vizinhas ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu, entre elas quatro na Argentina e quatro no Paraguai.
Na gratuidade estão contempladas a visita panorâmica pela hidrelétrica, Refúgio Biológico Bela Vista, Polo Astronômico, Iluminação da Barragem e Ecomuseu. Para o circuito especial, Kattamaram e passeio com o carro elétrico o desconto é de 50%.
Depois de feita a reserva pelo telefone ou pessoalmente é preciso apresentar o documento de identidade com foto e o comprovante de residência individual como a conta de água, luz ou de telefone ou o título de eleitor. Menores de 18 anos têm direito à entrada franca, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.
O agendamento pode ser feito no site do Complexo Turístico de Itaipu e pelo telefone (45) 3576-7000.
Em 2016, o complexo recebeu 63.523 lindeiros. E, de janeiro a abril, mais 24.601.
Saiba quais são os municípios beneficiados:
Foz do Iguaçu
Capanema
Capitão Leônidas Marques
Céu Azul
Diamante do Oeste
Entre Rios do Oeste
Guaíra
Itaipulândia
Lindoeste
Marechal Cândido Rondon
Matelândia
Medianeira
Mercedes
Missal
Pato Bragado
Ramilândia
Santa Helena
Santa Lúcia
Santa Tereza do Oeste
Santa Terezinha de Itaipu
São José das Palmeiras
São Miguel do Iguaçu
Serranópolis do Iguaçu
Terra Roxa
Vera Cruz do Oeste
Mundo Novo (MS)
Puerto Iguazú
Puerto Libertad
Puerto Esperanza
Wanda
Ciudad del Este
Presidente Franco
Minga Guazú
Hernandárias
Descontos em outros atrativos
Em função da baixa temporada, outros atrativos como o Complexo Dreamland estão com promoção para moradores da região.
O ingresso solidário para visitar o museu de cera, o vale dos dinossauros e as maravilhas da natureza custa R$ 30 mais uma lata de leite em pó. Mais informações podem ser obtidas pela internet.
No Parque Nacional do Iguaçu, moradores da região também pagam menos. O valor da entrada é de R$ 12. E, no Marco das Três Fronteiras, a entrada é de graça.
Fonte: G1