No último dia reservado ao recadastramento biométrico, a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, atingiu a meta de cadastrar 200 mil eleitores. Com o número, a cidade conseguiu manter a realização de segundo turno na eleição municipal para prefeito, que ocorre em outubro de 2016.
De acordo com a legislação eleitoral, o segundo turno só ocorre nas cidades com mais de 200 mil eleitores, e caso nenhum dos candidatos obtenha mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
Em Cascavel, o segundo turno foi possível pela primeira vez nas eleições de 2012, quando a cidade reelegeu o prefeito Edgar Bueno (PDT). Na época, a cidade tinha 204.185 eleitores.
Até o início do recadastramento, em 2015, a cidade do oeste do Paraná tinha 214.015 eleitores aptos a votar. Com a ausência de parte deles, a meta foi atingida apenas na última tarde do prazo necessário ??? ao todo, 200.183 eleitores fizeram o cadastro e estão aptos a votar em outubro, desta vez através do reconhecimento da impressão digital.
Com o fim do prazo, para não ter o título cancelado, o eleitor terá até o dia 4 de maio para regularizar a situação, mediante o pagamento de uma multa de a partir de R$ 3,51. O mesmo prazo é válido para o pedido de segunda via, transferência e primeiro cadastro.
No caso de cancelamento do título, o eleitor poderá ter problemas com o CPF e ficar impedido de fazer matrículas em faculdades, inscrever-se em concurso público, tirar passaporte ou registrar trabalho em carteira.
Segundo o TRE-PR, o cadastramento biométrico continua até o dia 31 de março nas comarcas de São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária, Lapa, Campo Mourão, Coronel Vivida e Foz do Iguaçu.
Fonte: G1