A Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças convida todos medianeirenses para participar da programação especial para esta quarta-feira (31), feriado municipal em honra à padroeira.
Iniciando às 18h na comunidade Nossa Senhora Aparecida do Bairro Itaipu de onde sairá a Procissão Luminosa até a Igreja Matriz, e às 19h acontecerá uma linda celebração e Coroação de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.
63 anos de F??
Dia 3 de novembro de 1954, com a presença de Dom Monoel Könner, foi criada a nossa paróquia. Dela faziam parte Santa Terezinha Itaipu (apenas no início), Gaúcha (São Miguel do Iguaçu), Medianeira, Matelândia, Boa Vista, Céu Azul e Embutu.
Ainda eram os tempos da Prelazia de Foz do Iguaçu, que abrangia toda a região entre os rios Ivaí e Iguaçu, rio Paraná até próximo de Guarapuava. A única paróquia existente na região era a São João Batista, criada em 1923, em Foz do Iguaçu.
Os padres do Verbo Divino atendiam toda a região, vindo a cavalo pelas picadas existentes no meio da densa mata. ?? neste cenário de poucos moradores, muitas florestas e milhões de dificuldades que é criada a vila de Medianeira, em 24 de outubro de 1951.
Os primeiros moradores não contavam com a presença de padre para celebrar, por isso, todos os domingos se reuniam para rezar o terço. No início era no rancho de palmito, na república, depois no hotel Família Fossá (já com a presença da imagem de Nossa Senhora Medianeira, doada por Hortenilla Callegari, que é a mesma imagem que está atualmente na capela lateral da Igreja Matriz) e, a partir de 31 de maio de 1952, na primeira Capela de Medianeira, construída na avenida central, onde hoje está localizado o Banco do Brasil, pela firma colonizadora.
Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Rogai por nós que recorremos a vós.
Fonte: Guia Medianeira