No ano de 2014 foi assinado o termo de contrato para a construção do hospital e maternidade em São Miguel do Iguaçu. As obras deveriam começar em dezembro daquele ano e o prazo para conclusão seria de 300 dias, segundo a construtora responsável. Em junho de 2016, já expirado o prazo inicial, a Assessoria da Administração divulgou uma nota em que afirmava que "O Hospital e Maternidade já está em fase final e em breve será colocado à disposição da população". Quase um ano depois, o complexo não foi concluído, fato que intriga a população.
Nossa equipe foi ao endereço do complexo hospitalar. ?? possível observar que no interior ainda há trabalho por fazer, homens trabalham na parte externa do prédio, o estacionamento está apenas no início e não há data para conclusão do projeto.
Há anos a falta de estrutura na saúde pública castiga os cidadãos de São Miguel que sofrem com a falta de um local adequado para realização de procedimentos específicos. A solução é se deslocar a municípios vizinhos, o que gera transtorno às famílias. Essa é a opinião de uma moradora do município, que reside no interior há mais de 30 anos.
Na fila por uma cirurgia ortopédica, outra usuária do SUS tem queixas por exames e consultas de especialidades que não são liberadas e que deixam pacientes durante meses na fila de espera.
A reportagem procurou as autoridades responsáveis para dar uma resposta à população. Quem falou foi o Secretário de administração Valdecir Simão Lago. Com relação à Maternidade, ele disse que não há atrasos, mas sim, impedimentos por questões financeiras e documentais na Secretaria Estadual de Saúde.
Com relação à ortopedia, o secretário afirma que não é competência do Município, mas que em casos de emergência, os procedimentos são liberados conforme a disponibilidade de recursos.
Considerando as explicações do Secretário, podemos presumir que a inauguração da Maternidade deverá demorar mais do que o previsto pela Administração, afinal, o grupo de funcionários que vai atuar no local, ainda passará por concurso e seleção, processo que leva algum tempo. Sendo assim, a população continuará aguardando essa promessa de campanha eleitoral e nós continuaremos de olho, cobrando e defendendo os direitos do povo junto ao poder público.
Se você tiver alguma denúncia ou reclamação, acione a nossa equipe que nós iremos até você, queremos saber quais são as suas necessidades e auxiliar cobrando as autoridades competentes.
Ouça a entrevista:
Fonte: Kelly Cristina