Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Região Oeste recolhe 1.435 toneladas de embalagens de agrotóxicos

  • 01/02/2016
  • Foto(s): Divulgação
Região Oeste recolhe 1.435 toneladas de embalagens de agrotóxicos
A região Oeste recebeu 1.435 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em 2015 para a logística reversa. O volume é 13% maior do que em 2014, quando foram arrecadadas 1.268 toneladas. A coleta ocorre por meio de ações realizadas pelas associações de recolhimento dos recipientes em Cascavel, Palotina e Santa Terezinha de Itaipu e que atendem todos os municípios da região.

A previsão é de que até o mês de dezembro deste ano, as três associações responsáveis por esse trabalho superem o resultado de 2015 com o volume de 1.717 toneladas de embalagens de defensivos agrícolas. Somente na região de Palotina, a Ardefa (Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas) conseguiu receber o total de 900 toneladas de recipientes como baldes, litros e galões de agrotóxicos.

???O volume vem crescendo gradativamente devido à associação atuar em novos municípios e ao comprometimento de todos que compõem o processo???, comemora o gerente Eliseu Lopes dos Santos.

Conforme ele, a cada cem embalagens comercializadas na área de atuação da Ardefa, 98 retornam para serem destinadas corretamente. A estimativa também é positiva entre os municípios atendidos pela Addav (Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste do Paraná) em Cascavel.

???A área agrícola é a que mais resiste à crise. Acreditamos que o aumento na logística reversa não será na mesma proporção de 2014 para 2015, mas esperamos pelo aumento de 10%???, afirma a engenheira agrônoma Patricia Moretti.

A partir do mês de fevereiro haverá novas ações itinerantes para receber os recipientes vazios em todas as cidades. No entanto, os produtores também podem fazer a entrega nas centrais de atendimento.

???Os agricultores devem entregar as embalagens vazias, tríplice lavadas, furadas e destampadas. As embalagens de um e cinco litros, e menores, devem estar em big beg???s. Tampas, lacres e selos precisam estar em sacolas separada das embalagens. Além disso, pedimos que as caixas de papelão sejam desmontadas???, orienta a gerente da Acco (Associação dos Comerciantes de Agroquímicos da Costa Oeste), Jaqueline da Silva.

Fonte: Jornal O Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557