A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil atualizou nesta terça-feira (6) a situação dos municípios e pessoas atingidas pelas chuvas no Estado. Entre o domingo (4) e às 10 horas de hoje (6), a Defesa Civil atendeu sete municípios. Ao todo 502 pessoas foram atingidas de alguma forma. Cento e dezoito casas foram danificadas e 19 pessoas permanecem desalojadas.
A cidade mais afetada foi Chopinzinho, no Sudoeste do Estado. Por lá o temporal com granizos passou no domingo e afetou 280 pessoas e danificou 58 casas. Apesar disso, não há registros de desabrigados ou desalojados.
No mesmo dia, em Reserva do Iguaçu, também no Sudoeste, a tempestade afetou 65 pessoas, danificou 26 casas e desalojou seis pessoas.
Já na segunda-feira (5), a tempestade passou por Candói (afetou 40 pessoas e danificou 9 casas); por Marilândia do Sul, no Noroeste, onde foi registrado alagamentos que afetaram 42 pessoas, danificaram duas casas e deixaram 10 pessoas desalojadas; em Pitanga, no Centro Sul, onde as enxurradas afetaram 60 pessoas, atingiram 20 casas e desalojaram três pessoas; e em Querência do Norte, no Norte do Estado, onde as enxurradas afetaram 15 pessoas e atingiram três casas.
Em outros municípios também foram registradas chuvas, ventos e granizos. No entanto, não há registros oficiais de problemas junto a Defesa Civil.
Conforme o Instituto Tecnológico Simepar, a instabilidade deve se manter no Paraná. ??? As chuvas associadas ao sistema frontal juntamente com áreas de instabilidades vindas do Paraguai e Mato Grosso do Sul ocorrem em qualquer momento do dia e nas diversas regiões do Estado, e desta forma, novamente podem ocorrer eventos severos como rajadas de vento moderados a fortes, incidência de descargas atmosféricas e chuvas moderadas a fortes em algumas localidades???.
Alerta
Uma linha de instabilidade que se prolonga desde Guaíra, passando por Marechal Cândido Rondon, até Vera Cruz do Oeste, avança sobre o oeste do PR, provocando temporais localizados na região. Chuvas de intensidade moderada se aproximam de Curitiba.
O tenente Vidal, da coordenadoria estadual de proteção e defesa civil, fala da previsão para os próximos dias no estado e também repassa orientações para garantir a segurança da população,
confira o vídeo.
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Massa News