Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (8) resultou na apreensão de quatro toneladas de carnes nobres irregulares em churrascarias de Curitiba, Pinhais e Foz do Iguaçu. A ação, nomeada de Espeto Corrido, teve como objetivo desarticular uma quadrilha que falsificava os selos municipal e estadual de inspeção para a comercialização de carnes. Ao todo, 13 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, de forma simultânea.
Na capital, uma distribuidora de carnes e nove churrascarias foram vistoriadas. Os estabelecimentos ficam nos bairros Alto da Glória, Batel, Cajuru, Fanny, Santa Felicidade, Uberaba, Tarumã e Xaxim.
Em Pinhais, na região metropolitana, uma distribuidora de carnes foi inspecionada. Todos os produtos irregulares foram apreendidos e inutilizados.
Na cidade de Foz do Iguaçu, outras duas distribuidoras foram fiscalizadas. De acordo com as investigações, elas eram as principais responsáveis pela comercialização dos produtos aos estabelecimentos de Curitiba. Todas as carnes foram apreendidas e as distribuidoras fechadas pela Receita Federal e Vigilância Sanitária.
As carnes apreendidas são bovinas, suínas e pescadas, elas eram irregulares pois os selos eram falsificados, sem passar por inspeções sanitárias.
Os proprietários de todas as empresas envolvidas serão indiciados pelos crimes de associação criminosa, crime contra a ordem tributária, estelionato, receptação e falsificação de selo público municipal e estadual. Se condenados, os autuados podem pegar mais de 20 anos de prisão. Ninguém foi preso até o momento.
As investigações foram coordenadas pela Delegacia de Estelionato de Curitiba, em uma força-tarefa com o Ministério da Agricultura, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Vigilâncias Sanitárias de Curitiba, Pinhais e Foz do Iguaçu, além da Receita Federal de Curitiba e Foz. A 6ª Subdivisão Policial de Foz também apoia a ação.
Fonte: Massa News