Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Maia assume Presidência após Temer embarcar para a Rússia

  • 19/06/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Maia assume Presidência após Temer embarcar para a Rússia
O presidente Michel Temer embarcou na tarde desta segunda-feira (19) para a Europa, onde vai participar, ao longo da semana, de reuniões com autoridades da Rússia e da Noruega. Na ausência do chefe do Executivo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai assumir a Presidência da República.

A viagem de Temer ocorre em meio a um momento de turbulência política no governo. Desde que vieram a público as delações de executivos da JBS, que apontam o presidente como beneficiário de propina da empresa, Temer tem tentado negar as denúncias e, ao mesmo tempo, evitar a fuga de partidos aliados da base do governo.

Em conversas com aliados e assessores na semana passada, o peemedebista chegou a cogitar o cancelamento dos compromissos na Europa para permanecer no Brasil, de acordo com informações da colunista do G1 Andréia Sadi.

Há uma expectativa de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresente nos próximos dias uma denúncia contra o presidente por envolvimento em crimes como corrupção passiva e obstrução à Justiça. Temer analisava se valeria a pena ou não deixar o país no momento em que a denúncia está para ser apresentada.

No último fim de semana, a situação ganhou um novo ingrediente, quando, em entrevista à revista ??poca, o dono do grupo J&F, Joesley Batista, disse que Temer é chefe "da maior e mais perigosa organização criminosa" do Brasil.

O presidente rebateu a acusação e, em nota, o Palácio do Planalto disse que o empresário é "bandido notório" e "desfia mentiras". A nota informava que nesta segunda-feira Temer ingressaria com ações na Justiça contra Joesley.

No início da tarde desta segunda, a defesa de Temer protocolou na Justiça uma queixa-crime por calúnia, injúria e difamação contra o dono do grupo J&F.

Pouco antes de embarcar, o presidente divulgou um vídeo no Twitter no qual destacou a importância de sua viagem ao continente europeu para tentar ampliar o mercado brasileiro e aproveitou para mandar um recado para Joesley Batista. Segundo o peemedebista, criminosos "não sairão impunes" e serão responsabilizados pelos atos ilícitos que praticaram.
"Já está claro o roteiro que criaram para justificar seus crimes: apontam o dedo para outros tentando fugir da punição. Aviso aos criminosos que não sairão impunes. Pagarão o que devem e serão responsabilizados pelos seus ilícitos. [...] Vocês sabem que não pratico retaliações. Por tradição e formação, acredito na Justiça. Sempre respeitei a independência dos poderes. ?? assim que continuarei agindo", disse Temer.

Agenda na Rússia
Em Moscou, Temer tem agenda marcada com o presidente russo Vladimir Putin, o Primeiro-Ministro Dmitry Medvedev, a Presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko, e o Presidente da Duma de Estado, Vyacheslav Volodin.

A previsão é de que os dois países assinem acordos bilaterais em temas como promoção de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e consultas políticas. O Brasil aposta na diversificação das exportações do mercado nacional para o país europeu.

A Rússia é um país-chave para o desenho e a configuração da ordem internacional. O diálogo estratégico entre os dois países é parte da defesa da diplomacia brasileira por uma ordem internacional mais multipolar???, diz o comunicado divulgado nesta sexta.

Também está previsto um jantar com investidores russos para falar ???sobre as reformas que modernizam a economia brasileira, sobre marcos regulatórios mais racionais e previsíveis e sobre as oportunidades de negócios daí decorrentes???, segundo a nota.

Noruega
Em Oslo, Temer se reunirá com o rei norueguês Harald V, a Primeira-Ministra Erna Solberg e o presidente do parlamento local, Olemic Thommessen. Por lá, o foco será a agenda ambiental, cujo Brasil tem na Noruega um dos principais parceiros.

???O Presidente Michel Temer enfatizará o engajamento brasileiro no cumprimento do Acordo de Paris e ressaltará o significado que o Brasil atribui à participação da Noruega no Fundo Amazônia???, diz a nota do Palácio do Planalto sobre a viagem.

Outro foco do interesse brasileiro é a ampliação do comércio com o país europeu. Temer tem a missão de renovar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA).

A primeira rodada de negociações entre o Mercosul e o EFTA ocorreu no mês de junho em Buenos Aires. O EFTA inclui, além da Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça. A Noruega é o oitavo maior investidor estrangeiro no Brasil.

Fonte: g1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557