Você tem o hábito de fumar? Parou recentemente? Em qualquer um dos dois casos você precisa saber que consumir certas vitaminas ajudará a curar seus pulmões depois de fumar.
Muitas pessoas deixam isso passar despercebido. Costumamos pensar que basta parar de fumar para que tudo fique perfeito outra vez.
Porém, não se deve esquecer que o hábito de fumar é causado pelo vício que a nicotina gera.
Este componente causa severos danos às células e aos sistemas do organismo, que nem sempre se reestruturam por si sós e nem de maneira rápida.
Por sorte, existem alimentos ricos em nutrientes que contribuem para neutralizar o dano causado pela nicotina. Assim, ajudam a curar seus pulmões e previnem doenças respiratórias.
Hoje falaremos das vitaminas que são chave pra curar seus pulmões quando você para de fumar. Confira!
Vitaminas fundamentais para curar seus pulmões
1. Vitamina C
O hábito de fumar reduz em até 25% a quantidade de vitamina C no organismo, por isso é necessário aumentar a dose deste importante componente.
A deficiência de vitamina C irá torná-lo propenso a sofrer de infecções porque o sistema imunológico se enfraquece. Outros problemas derivados da deficiência desta vitamina são:
Aparição precoce de rugas.
Insônia.
Problemas nas gengivas como dor, inflamação e sangramento.
A lista de alimentos onde você pode encontrar este nutriente inclui:
Kiwi
Limão
Tangerina
Toranja
Abacaxi
Laranja
Se você ainda não tem este hábito, deve consumir três vezes mais vitamina C para curar seus pulmões depois de fumar.
Caso esteja tentando deixá-lo, deve saber que a vitamina C te ajudará a reduzir a ânsia pela nicotina.
2. Vitamina A
A deficiência de vitamina A ou betacaroteno pode produzir alterações no sistema imunológico. Assim, pode aumentar a incidência de doenças infecciosas no sistema respiratório.
Você pode encontrar este nutriente em:
Ameixa
Abóbora
Manga
Pêssego
Toranja rosada
Alface, acelga
Melancia
Tomate
Cenouras
Brócolis
3. Vitamina E
A vitamina E ajuda a reduzir o risco de tumores pulmonares relacionados ao consumo do cigarro.
Também é conhecida como tocoferol e é uma vitamina lipossolúvel que funciona como antioxidante, ao mesmo tempo em que ajuda a proteger os ácidos graxos essenciais.
Para obter os benefícios e curar seus pulmões depois de parar de fumar, procure incluir vitamina E de forma natural em seu dia a dia através do consumo de:
Gema de ovo
Amendoim
Coco
Cereais, arroz, soja
Brócolis
Alface
Couve-de-bruxelas
Pão integral
Além de ajudar a restaurar a saúde dos seus pulmões ao deixar o cigarro, a vitamina E ajuda no tratamento de:
Alzheimer
Tensão pré-menstrual
Infertilidade masculina
4. Vitamina B9
A vitamina B9 ou ácido fólico contribui para a formação de células sanguíneas, por isso influencia na prevenção da anemia e ajuda a manter a pele saudável.
Além de curar seus pulmões depois que você parar de fumar, a vitamina B9 é necessária para o funcionamento correto do sistema nervoso central. Isto se deve ao fato de que esta vitamina atua na síntese de transmissores.
Se o que foi dito antes lhe parece pouco, você precisa saber que esta vitamina serve para ajudar os fumantes ativos a parar com este vício. Para obter vitamina B9 você pode consumir:
Abacate
Cebola
Alho
Soja
Nozes
Morangos
Passas
Limão
Cenoura
Abóbora
Outras formas de prevenir a incidência de doença pulmonar por tabagismo
Evite o consumo de fast food, como frituras ou alimentos que contenham adoçantes artificiais.
Os produtos com os quais você deve ter cuidado especial são os refrigerantes, pois alteram o sistema nervoso e o funcionamento dos intestinos, por isso acentuam os efeitos daninhos do cigarro.
No momento de planejar seus cardápios, inclua alimentos ricos em triptofano. Este é o aminoácido encarregado de produzir serotonina.
Ela é útil para pessoas que estão parando de fumar pois os níveis altos de serotonina diminuem a ansiedade.
O dano causado pela nicotina acelera a perda de massa óssea que ocorre pela idade.
Assim, o consumo de cálcio de forma adicional em sua dieta neutraliza este efeito e ajuda a manter os ossos saudáveis para evitar rompimentos e outros danos.
O exercício ajuda a melhorar o sistema cardiopulmonar. Ao fazer uma rotina diária de atividade física você contribui para exercitar seu coração.
Isso melhora a circulação sanguínea e ajuda a prevenir a formação de trombos no interior das artérias que, a longo prazo, causam infartos do miocárdio.
O exercício também diminui a incidência de hipertensão arterial e melhora o nível pulmonar, por isso te ajudará a manter um ritmo respiratório estável (de 14 a 22 respirações por minuto).
?? importante lembrar que o cigarro é um dos fatores de risco mais importantes no desenvolvimento de doenças graves.
?? recomendável que, se você quer parar de fumar, se abstenha de usar altas doses de suplementos de betacaroteno a longo prazo.
Fonte: Melhor com saúde