Os extintores do tipo ABC, que deixaram de ser obrigatórios no final de 2015, devem voltar a ser exigidos em automóveis em circulação no território nacional. A Comissão de Viação e Transportes da Câmera dos Deputados aprovou novamente o retorno do extintor de incêndio como equipamento obrigatório.
Trata-se de um novo texto do projeto de lei 3404/15, do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE). De acordo com o deputado, ???não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis os ocupantes dos veículos em caso de incêndio???.
O relator do projeto, o deputado Remídio Monai (PR-RR), apoia a nova obrigatoriedade, pois ???o custo do extintor de incêndio é insignificante em relação ao custo do próprio veículo, ainda mais se considerarmos os benefícios advindos de sua adequada utilização???.
Agora, o projeto precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e caso seja aprovado, será votado pelo Plenário.
Fonte: noticiasautomotivas